Por Daniel Rocha*

Além do samba, o Brasil fez muita coisa boa  e marcante no início do século passado e  uma destas coisas foi a publicação da revista infantil O Tico-Tico, por muitos considerada  a primeira HQ (História em Quadrinhos) do país.

Lançado em 2005, o livro, O Tico-Tico – Cem anos de revista, de autoria de Ezequiel de Azevedo, ajuda a preservar a memória deste precioso trabalho pop nacional que por  ilustrações clássicas e  informações sobre o contexto das histórias publicadas no Brasil no século passado fala do cotidiano e imaginário  das crianças brasileiras  do período, pouco destacado nos livros didáticos de história do país.

Durante o tempo que circulou, 1905 a 1969, a revista   sempre teve como  tela de fundo a cidade do Rio de Janeiro, lugar ideal para as  aventuras dos personagens clássicos tipicamente brasileiros. Assim, muito mais do que uma revista voltada ao público infantil, ingênua por natureza, a revista O Tico-Tico significou um marco na vida editorial brasileira, educou e divertiu às crianças de uma geração que construiu o nosso presente. Vale a pena conferir esse  excelente trabalho  de pesquisa sobre  a primeira HQ do país.

Autor: Azevedo, Ezequiel

Editora: Via Lettera

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X de Teixeira de Freitas – BA

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com.

Compartilhar: