AS OBRAS DE   20 ARTISTAS ESTÃO EXPOSTAS NO CENTRO DE CULTURA DO MUNICÍPIO

POR FUNCEB*

Teixeira de Freitas, no extremo sul do Estado, abriga a segunda etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2013, cuja abertura oficial, na última sexta-feira (16), reuniu dezenas de artistas e convidados no Centro de Cultura do Município (rua Prudente de Moraes, 147, Centro), numa noite que culminou com a premiação dos vencedores entre os 20 expositores da mostra, selecionados através de edital público. O evento, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), conta com a parceria da Prefeitura  Municipal de Teixeira de Freitas. O Salão foi aberto ao público no sábado (17) e poderá ser visitado até 29 de setembro, gratuitamente, de segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas.

A solenidade de abertura do Salão contou com a presença do prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt;  diretora da Funceb, Nehle Franke; coordenadora de Artes Visuais da Funceb, Luciana Vasconcelos;  secretário de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, Ari Silva Santos; secretária de Esporte e Cultura de Itamaraju, Dilce Moura, vereadores locais e também o representante territorial do extremo sul, Junieques Santos, dentre outros. O mestre de cerimônia foi o ator Ricardo Fagundes, e a noite teve ainda música ao vivo e coquetel.

PREMIADOS – A comissão julgadora, formada por Irley de Jesus Leal (artista plástico de Teixeira de Freitas), Priscila Lolata (professora do SENAC /Salvador) e Tom Boechat (professor da UFES), conferiu três prêmios de R$ 7 mil para os artistas Clara Domingas, com a obra “Feels Like Homie” (instalação); Devarnier Hembadoom Apoema,Caixa de socorro para hipocondríacos compulsivos” (objeto) e  João Oliveira, “Porque as Fêmeas conhecem tudo da dor” (gravura em metal). Também foram concedidas Menções Especiais aos artistas Osvaldo Carleone, “Requiescat in Pace” (videoarte) e Tiago Sant’ana, “Como explicar Rousseau, a origem da propriedade privada e o homem em estado de natureza para 20 quilos de peixe fresco” (instalação). Posteriormente, será anunciado o Prêmio do Público, concedido através do voto dos visitantes.

*Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB

Foto : Trabalho premiado de João Oliveira, “Porque as fêmeas conhecem tudo da dor”

Foto de Tiago Barreira (Divulgação)

Compartilhar: