Por Daniel Rocha*

A segunda sala de cinema de Teixeira de Freitas, o Cine Horizonte, foi inaugurada no ano de 1974 e funcionou até o ano de 1994. O cine ficou marcado pelas exibições de filmes  nacionais picantes, produzidos na região da capital paulista que ficou conhecida como a Boca do Lixo por gravar fitas com excesso de nudez e sexo.

Como vídeos e filmes pornográficos não eram tão acessíveis na época, provavelmente esse tipo de filme  atraia a curiosidade da rapaziada e despertava a raiva de alguns  tradicionalistas e conservadores quando entrava em cartaz.

Um exemplo  que mostra como isso ocorria e o relato da exibição do filme o filme “A dama da lotação” em 1978, que por ter um cartaz ousado despertou o repúdio dos mais conservadores da época, quando o anúncio contendo nudez  foi exposto na entrada do cinema teixeirense que ficava na movimentada rua Princesa Isabel, no centro da cidade.

Sobre esse assunto, recordou o  antigo proprietário Landoaldo Gonçalves, em uma entrevista ao trabalho monográfico  Cinema – Contribuição no processo de Formação da Sociedade de Teixeira de Freitas nos anos de 1960, 1970 e 1980,   que os cartazes picantes vendiam bem o filme e incomodavam. “Quando colocávamos o cartaz ficavam muitos a dizer, este é bom, quando alguém reclamava a gente  trazia um outro ainda mais ousado no dia seguinte”, comentou em tom de anedota.

Porém  não eram apenas os filmes da boca que faziam sucesso, os filmes de faroeste e o Kong fú, febre dos anos 1970,1980, também  cativava grande parte da audiência. Tal como o primeiro cinema da cidade, o cine Elisabete, o espaço era alugado para realização de outros eventos, como shows de calouros e festivais de músicas, muitos transmitidos pela rádio local Difusora e Alvorada AM.

Segundo Landoaldo a chegada do vídeo cassete e a popularização da TV contribuíram para o fim do Cine Horizonte. Ao longo dos anos de 1990 a queda de preços e o fácil acesso ao aparelho, fez com que o público se afastasse do cinema, colaborando para a falência da saudosa sala.

Em 1994, um carro de som anunciou a exibição do longa-metragem do anime Cavaleiros do Zodíaco, que deixou muitos pais preocupados, pois o  local ainda era associado na época a exibições picantes. A exibição do filme animado foi a última em tela grande realizada por um cinema de rua na cidade, que só voltou a viver a magia do cinema em 1996, com a inauguração do Cine Teixeira.

Referência

ROCHA.Daniel; OLIVEIRA.Danilo. Cinema – Contribuição no processo de Formação da Sociedade de Teixeira de Freitas nos anos de 1960, 1970 e 1980. 

Foto: Ilustrativa.

Daniel Rocha da Silva* 

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook.

DIGA AÍ!

 

 

 

Compartilhar: