Por Daniel Rocha

Em 1965, algumas moças do povoado de Teixeira de Freitas, principalmente das famílias tradicionais, costumavam apreciar filmes e organizar pequenas festas na única sala de cinema da cidade.

 

Segundo os relatos de Marli Gomes, além dos filmes, uma pequena turma, formada por jovens moradores do povoado costumavam frequentar festas na casa de amigos   e shows de artistas locais  no Cine Elisabete.Entre os artistas mais populares estavam os rapazes do grupo musical “Os leões”.

 

Natural de Itanhém a banda causou certo alvoroço entre algumas  moças do povoado de Teixeira de Freitas fãs da Jovem Guarda.

A banda tocava de tudo um pouco, porém o estilo predominante era o Rock Roll, um dos preferidos da galera. Os shows eram organizados pela irmã de Marli Gomes, Maria Flor, e eram realizados sempre após a última sessão do cinema.

Diferentes da tarde dançante, festa na casa, os shows eram abertos ao público de idades variadas. O horário era definido pelo motor elétrico, a cidade não tinha ainda ligação de rede elétrica.

Narra Militão Guerra no documentário – Retrospectiva histórica de Teixeira de Freitas de 1996 da emissora local, TV Sul Bahia, que o cinema era espaço para festas e outros eventos.

Porém eram os filmes populares que atraia mais o público como; ás fitas de Kung Fu, de Faroeste e filmes românticos. Militão Guerra diz ,durante a entrevista, que a produção, Dio, como te amo (1966), foi um dos mais assistidos do povoado naquela época.

De inesperado e enorme sucesso no Brasil este romance musical caiu no gosto das mulheres brasileiras e, ao que tudo indica, das garotas do povoado de Teixeira de Freitas também.

Fonte:

ROCHA. Daniel; OLIVEIRA.Danilo. Cinema – Contribuições no Processo de Formação da Sociedade de Teixeira de Freitas nos anos de 1960, 1970 e 1980. UNEB, Campus X – Teixeira de Freitas – BA.

Veja também:

O causo da Rua do Brega: Parte 01

O Saneamento Básico na História de Teixeira de Freitas parte 1

O causo do Batizado

O causo do vinho em Helvécia

Futebol em Teixeira de Freitas: Parte 01.

Memória Estudantil

————————————————————————————————————————————————–

Especial Teixeira de Freitas 30 anos:

Mosaico de histórias

 
 

Compartilhar: