Exposição “A Ferro e a Fogo: a heráldica do Pedrão” em cartaz na Biblioteca Pública do Estado

A exposição fotográfica/documental do fotógrafo e cineasta Miguel Teles, “A Ferro e a Fogo: a heráldica do Pedrão”, estará aberta a visitação durante quase todo o mês de abril no foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado situada nos Barris.

O trabalho retrata a cultura das marcas e sinais utilizados na ferra de gado em algumas das principais fazendas do município de Pedrão, a aproximadamente 130km de Salvador. A tradição das marcas de ferrar gado, produzidas a partir de ferros em brasa se traduz nas marcas impressas que, com o tempo, passa a fazer parte do couro do animal, como se ali tivesse nascido, possuindo uma representatividade enquanto referências culturais, e os diversos significados e valores atribuídos a esses sinais pela cultura do povo sertanejo.

O fotógrafo Miguel Teles conta que nasceu na cidade de Pedrão, e tem proximidade com a prática desde sempre. “É um costume tão bonito, tão cheio de graça, tem que ficar na memória, a cultura não pode simplesmente ser esquecida”, disse Miguel Teles.

A mostra estará aberta ao público das 8h30 às 21h, de segunda a sexta-feira, e até às 12h aos sábados.

 

Fonte: www.cultura.ba.gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *