O mês junino começa com muitos fogos vermelhos, de VITÓRIA

Por Ícaro Jorge*

O mês de junho começou com uma vitória para toda a população brasileira, depois de muita articulação feita pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate àsEndemias(CONACS), foi suspendidos os efeitos da portaria 958/2016 que seria responsável pela substituição dos agentes de saúde por técnicos de enfermagem na composição das Equipes de Atenção Básica e da definição do valor do incentivo de custeio referente ao acréscimo de profissionais nas equipes do Saúde da Família.

“Vamos encontrar uma saída justa e legítima em defesa desses trabalhadores e trabalhadoras que defendem em todos os estados da Nação essa atividade tão próxima à população”, disse adeputada Conceição Sampaio (PP/AM) comemorando a decisão do ministério, durante a sessão da Comissão de Seguridade Social e Família realizada nessa quarta na Câmara Federal.

O trabalho dos agentes de saúde é de grande importância para a população brasileira, pois são eles que lidam como linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo as famílias necessitadas nas residências e melhorando a vida daqueles que necessitam dos seus respectivos trabalhos.

Diante disso,o deputado federal Odorico Monteiro (PROS/CE) protocolou requerimento de audiência pública na Comissão da Câmara para discutiras consequências dessa portaria. Tudo indica que essa audiência pública acontecerá dia 8 de junho de 2016, com a presença de todos os envolvidos.

É evidente a instabilidade do atual governo pós-golpe e a sua política contra os trabalhadores. Durante as discussões, Ailton Agende de saúde ressaltou a importância dos agentes de saúde e abriu discussões sobre as demandas e as necessidades da classe.

Enfim, o atual governo golpista está tentando de todas as formas deslegitimarem as lutas dos trabalhadores e retirar os direitos dos mesmos. Entretanto, a luta contra as instalações dos golpistas é eminente e forte. É com orgulho que digo que mais uma vitória foi alcançada.

 

*Ícaro Jorge (Estudante do BI em Humanidades na UFBA,youtubere social media)

 

Foto: Agentes comunitários de Teixeira de Freitas  durante manifestação para revogação da portaria 958/2016 no dia 18/05/16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *