Por Daniel Rocha

Os jogos olímpicos do Rio 16 chegaram ao fim na noite do dia vinte um de agosto e com eles o encantamento exercido nos telespectadores teixeirenses que por algumas horas se desligavam das dificuldades do mundo  enquanto assistiam pela TV os desafios dos atletas nacionais.

Passeando pela cidade de Teixeira de Freitas, dava para constatar o encantamento do público local com o evento em diversos pontos de encontro da cidade.   Na tradicional Padaria Pombal, no bairro Recanto do Lago, alguns clientes ficavam aglomerados enfrente a TV para ver ” um pedacinho dos jogos”  exibidos no fim da tarde.

No Shopping Pátiomix, bairro Vila Caraipe, um telão na praça de alimentação chamava a atenção dos adultos e das crianças,milagrosamente, pouco envolvidas com brincadeiras  e games. Gustavo Melo, 09 anos, que pela primeira vez acompanhou os jogos olímpicos pela TV, interrompia a todo minuto suas brincadeiras no parquinho para conferir lances das disputas pelas medalhas douradas.

“Não perdi nem um jogo, nem mesmo os que passavam tarde da noite, assistir a conquista do ouro no vôlei de praia masculino pela dupla Alison e Bruno.  Também acompanhei todos os jogos do time masculino de futebol.”

No dia 20/08, no fim da tarde, horário do jogo do Brasil contra a Alemanha pelo ouro Olímpico o Centro da cidade e as principais ruas ficaram desertas. Mas bastou sair o primeiro gol da partida para os gritos deixar evidente que parte das pessoas, naquele momento, estavam enfrente a TV hipnotizados pela disputa do ouro.

Só um detalhe  sobre a transmissão televisiva: pela primeira vez os jogos olímpicos foram transmitidos 100% em alta definição na cidade pela TV Santa Cruz. O canal aberto é afiliado a Rede Globo no sul da Bahia e tem grande audiência na cidade segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2014, quando a emissora começou a transmitir pelo sinal digital.

Com o fim dos jogos , e do fascínio ,  a atenção dos teixeirenses voltou -se    inteiramente para á dura realidade vivida no país, recheado de problemas como a crise, a inflação e a política até que o encanto da velha chama da amizade envolva novamente as nossas atenções em um solo amigo.

 

Compartilhar: