Por Daniel Rocha

Cada um tem uma ideia de felicidade, porém a de injustiça é comum a todos. Um exemplo do que estamos falando pode ser observado nos últimos meses quando diversas comarcas na região do extremo sul baiano foram fechadas em cidade  como Alcobaça, cujo cidadãos terão que recorrer a comarca do Prado se quiserem ver atendidas suas questões.

Incomodados com essa situação a Ordem dos Advogados de Teixeira de Freitas, OAB, realizou  na tarde da quinta-feira 20/07/17, na porta de entrada do Fórum ato em pró da advocacia e contra a ausência de juiz titular na Vara Cível, fechamento e ausência de juízes em diversas comarcas no estado da Bahia.

Na ocasião, uma série de exposições orais dos organizadores e convidados como, Carlos Medauar – secretário geral da OAB – Bahia, Maria Goretti Martins – presidente da OAB Subseção Teixeira de Freitas, Daniel Moraes- vice presidente da OAB Subseção Teixeira de Freitas e Fabrício Castro- Conselheiro Federal da OAB, lembraram a gravidade e os riscos de atitudes como essas para o judiciário e trabalhadores locais em tom de exéquias.

“A crise do poder judiciário agrava a cada dia…  É triste ver comarcas fechando quando a constituição estabelece que cada município deve ter uma comarca. Triste de ver que não temos juízes e servidores (…) Nós vivemos na verdade um grande déficit.” Observou Fabrício Castro .

“No extremo sul da Bahia temos treze municípios .. 11 tinham comarcas e  agora são 10… Acho um absurdo o fechamento da comarca de Alcobaça. Em Teixeira de Freitas temos apenas duas vara cível e um só  juiz, não temos uma vara de família, deveria ter duas. Precisamos unirmos com a sociedade para resolver essa situação.” Frisou Dra Gine.

Ao  final um simbólico bolo fúnebre foi cortado e servido em repúdio a “indiferença” do TJ – BA, tribunal de justiça da Bahia, que não atende a solicitações dos advogados regionais e a solicitação de resolução a falta de juiz na cidade de Teixeira de Freitas  cujo o sentimento de injustiça cresce a cada dia entre os que trabalham por ela.

Compartilhar: