Juntos fazemos a diferença

Por Daniel Rocha
Os agentes de combate as endemias do município de Teixeira de Freitas participaram na manhã da sexta-feira (27/10) da Semana Nacional de Mobilização dos setores de Educação, Assistência social e Saúde para o combate ao Aedes Aegypti.
A mobilização teve como objetivo alertar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya antes do verão, época de maior incidência e reprodução do mosquito.

Na ocasião os agentes de endemias distribuíram panfletos e chamaram a atenção de quem passava pelas avenidas próximas a  praça da prefeitura. Visitaram instalações comerciais, órgãos públicos e privados próximos para fazer o alerta.

 
O Agente de endemias Jefferson, também conhecido como “Jefinho”, lembrou durante a ação que os moradores têm que fazer a sua parte porque juntos fazemos a diferença. “ Investir cerca de dez minutos por dia no controle, dentro e fora de casa, para afastar o perigo do vetor das doenças que fora de controle causa mortes e sequelas graves”.
Da mesma forma enfatizou Rutiléia Pinho Paixão Coimbra, coordenadora do núcleo permanente do Programa Nacional de Controle da Dengue, que os espaços comuns como praças, ruas e outros estão sob constante vigilância dos agentes de endemias da cidade que realizam visitas a cada dois meses nas residências, mas que é preciso que a população também faça sua parte.
“Se o morador tirar 5 minutos do seu tempo duas vezes por semana para verificar o quintal não vamos ter grandes índices. Assim não vamos superlotar os hospitais. A prevenção faz a diferença”.
A coordenadora municipal também destacou que a questão tem atenção constante da equipe da secretaria de saúde e da prefeitura. Sobre o trabalho expressou grande satisfação com a dedicação dos 76 agentes de endemias da cidade que tem mantido o município longe das estatísticas negativas.
CONTATO

CONTATO

Fale Conosco






tirabanha@tirabanha.com.br + (73) 98128-7315 ou (73) 998118769