Por Daniel Rocha
Agentes comunitários de saúde realizaram na  quarta-feira, 07 de março, na porta da Prefeitura (Hotel Caraípe) uma paralisação dos trabalhos da categoria e obteve como resultado a abertura de uma nova perspectiva na negociação para o recebimento de uma premiação em dinheiro concedido pelo ministério de saúde o PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, referentes aos períodos avaliados (2014/2015 e 2015/2016) já repassado ao município.
Após um ininterrupto apitaço realizado pelos trabalhadores presentes em frente ao prédio da prefeitura a equipe do SINDACESB foi convidada pelo secretário de saúde Max Almeida e o secretário de Administração Prof. João Carlos para retomar as negociações encerradas na tarde da terça-feira, 06 de março, quando não houve nenhuma proposta resolutiva apresentada pela administração como havia sido, outrora, prometido.
Na reunião que contou também com a presença do chefe de gabinete Hebert Fernandes Chagas e , no segundo momento, com o Procurador do município Paulo Américo, ficou mantido a proposta de pagamento dos Períodos (2014/2015 e 2015/2016) e estabelecido um prazo de 48hs para que o jurídico da administração dê um parecer sobre a legalidade do pagamento, uma vez que segundo o secretário Max Almeida foi a condição exigida pelo prefeito Timóteo Brito (PSD) para deliberar o pagamento.
Após esse prazo será marcado para o dia 13 de Março uma reunião na sede da secretaria de administração e planejamento do município com os secretários Prof. João Carlos e Max Almeida, para a deliberação de datas para o pagamento da premiação por todos esperada.
 Ainda durante a negociação o coordenador José Félix solicitou uma data limite para o pagamento e após muita discussão entre as partes ficou estabelecida que o dia 10 de abril é a data final para o pagamento da primeira parcela. A equipe de negociação da administração municipal lembrou que o prefeito vai surpreender a todos pois o interesse dele é acertar o quanto antes o que nos é devido.  Diante dos acordos firmados a paralisação  foi cancelada.
Sobre a reunião assim se pronunciou o coordenador geral do SINDACESB, José Félix: O papel por sí só não nos garante a Lei, mas a Luta, essa sim, faz valer a Lei. Desta forma, vale mais uma vez reforçar a importância e valorizar cada Guerreiro e cada Guerreira que se fizeram presentes na Luta de hoje. Também ressaltar os ganhos, que foram: primeiro de garantirmos junto à Gestão uma data máxima (10 de abril). Pois antes não tínhamos e certamente essa situação nos deixava desmotivados em certos momentos. Mas agora não. Temos uma data e a garantia de recebimento dos dois períodos, bem como, o parcelamento em no máximo 3 Parcelas por Períodos (2014/2015) e (2015/2016).
 Outro ganho é a confirmação de que não há nenhum problema legal por parte da Procuradoria do Município através de parecer em tempo Record. Grande Vitória de nossas categorias ACS e ACE, demais servidores das Unidades Básicas de Saúde nessas negociações.

Compartilhar: