Unidade básica de saúde realizou abertura do Outubro Rosa

Daniel Rocha / Rômulo Rangel

Como parte da campanha nacional e internacional do “Outubro Rosa”, a ESF Wilson Brito, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com o curso de enfermagem da faculdade Pitágoras ​e a UNOPAR​, realizaram na tarde da sexta-feira, 05/10/18, a abertura do mês de atividades do “Outubro Rosa” de combate ao câncer.  A atividade foi aberta ao público da área coberta pela unidade, localizada no centro da cidade.

Na área de abrangência da ESF há incidência de câncer de mama por isso a possibilidade preocupa boa parte das mulheres. Cientes dessa realidade a equipe de saúde realizou o evento para marcar o início das atividades do mês sobre o tema e renovar o apelo à população para prevenção e detecção precoce desta doença.

Para isso a iniciativa contou com a presença da mastologista e professora da UFSB Dra. Rosicarla Dourado, que palestrou formidavelmente sobre a importância da detecção precoce.

O evento contou também com a participação dos alunos do primeiro ano de medicina da UFSB ​que colaboraram com o coffee break, realizaram dinâmica de grupo, aferição da pressão arterial, peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC).

 

Em conjunto, os estudantes do curso de enfermagem da universidade Pitágoras participaram da programação colaborando com a logística do evento, recepção, ornamentação, avaliação das mamas e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O evento que se estendeu por toda a tarde foi planejado um mês antes pela a equipe da unidade formada por Enfermeiro, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Recepcionista e Serviço Geral.

Além da colaboração das instituições de ensino superior o acontecimento contou com a colaboração de empresas parceiras como a Farmácia Indiana, e a Fase Esport que doaram brindes sorteados depois do evento entre os pacientes.

A atividade atingiu as expectativas e além de proporcionar o diálogo intercomunitário e universitário, permitiu que as instituições ESF Wilson Brito, Universidade Federal do Sul da Bahia, UNOPAR, Pitágoras e empresas parceiras, reiterassem com sucesso os apelos à população objetivando a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *