1992 no Colégio Ângelo Magalhães

Daniel Rocha*

A ex-estudante do  Colégio Estadual  Ângelo Magalhães Jucélia Jesus dos Santos abriu seu “Caderninho de Mensagens e Lembranças” da sua  época de 1992 revelando detalhes do cotidiano da instituição de ensino fundada em 1983  e extinta em 2010.

Segundo Jucélia, que conclui  o antigo ginásio no colégio, o ano de  1992 foi difícil  para os professores e alunos, pois a escola passava por dificuldades e faltava o básico para a educação dos estudantes.  ” Não havia distribuição de livros, merenda escolar e carteiras para todos”.

Caderninhos de Recordações

Essa triste realidade ficou registrada no Caderninho de Lembranças de 1992 escrito e guardado por ela . Dentre as dedicatórias contidas no caderno chama a atenção a do estudante “Franklin” que segundo a ex- aluna foi uma amizade marcou  sua sétima série.

Segundo conta, no início daquele ano, 1992, ela havia discutido com Franklin em uma disputa por uma das escassas cadeiras na sala de aula. A luta pela tal foi acalorada e causou um efeito ricochete entre eles por isso ficaram sem se falar por alguns meses.

“Havia poucas carteiras para muitos e quando a professora abria o portão todos corriam para dentro da sala para conquistar um lugar para sentar. Seguramos a carteira ao mesmo tempo. Sem acordo a questão foi parar na secretaria”, lembrou.

Contudo o desentendimento não  durou muito e no final  do  ano letivo tornaram se novamente amigos. O momento  ficou eternizado na anotação feita no “caderninho” do dia vinte e seis de novembro de 1992.

“Espero que não fique triste nunca e que lembre sempre de mim. Você é uma das meninas que mais admiro no colégio. O seu jeito de ser mexe com o coração de muita gente. Espero que continue assim, sincera, e que não se esqueça de mim. Não precisa se lembrar de mim basta que não me esqueça jamais. Do seu amigo Franklin”.

Para finalizar este texto, faço uso do parágrafo final do caderninho de Jucélia que escreveu: “Aqui termina as minhas recordações de 1992”. Guardo com muito carinho no fundo do meu Coração. Ass. Jucélia Jesus dos Santos.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook

Fontes:

Caderninho de recordações 1992.

Conversa informal com Jucélia Jesus dos Santos . 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *