Por Daniel Rocha e Domingos Cajueiro Correia

Há 36 anos o povoado de Teixeira de Freitas se emancipou do município de Alcobaça e Caravelas depois de mobilizações e conquistas. Veja aqui algumas datas que dão alguma mostra de como se deu o ordenamento político e social da cidade ao longo de seus 66 anos de história e 36 de emancipação.

01 – Em 1950 – a  empresa Eleuzibio Cunha parte do município de Nova Viçosa para abrindo as primeiras estradas de acesso ao interior  de Alcobaça e Caravelas , nas margens da estrada aberta surge as primeiras  aglomerações  logo chamada de Comércios dos Pretos e,mais tarde, São José do Rio Itanhém e Tira- banha.

02   – Em 14 de fevereiro de 1957, a Câmara Municipal de Alcobaça deu o nome ao antigo povoado de Comercinho dos Pretos, São José de Itanhém, de Teixeira de Freitas, em homenagem ao Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas, baiano, licenciado em Direito, professor de Estatística e idealizador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

03 –  Em 1962, José Militão Guerra foi eleito o primeiro representante do povoado de Teixeira de Freitas com 50 votos. Tal fato elevou a câmara municipal de Alcobaça à voz e os anseios populares do então povoado sob a administração de Bráulio Nascimento.

 04 –  Em 1964 foi inaugurada a primeira sala de cinema do povoado, pertencente a José Militão Guerra. O espaço era usado para exibição de filmes, encontros, shows e festas organizadas pela comunidade.

 05 –  No dia vinte de outubro de 1964, o DERBA (departamento das Estradas da Bahia) instala na região uma residência com mais de 170 funcionários vindos de diversas partes da Bahia. Primeiro órgão público da futura cidade de Teixeira de Freitas contribuiu para abertura de novas estradas de rodagem que facilitaram o acesso da população a áreas isoladas e à pavimentação das já existentes.

06 –  Em 17 de outubro de 1967 nasceu a primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas, uma referência para os evangélicos ,batistas, ou, não, que chegavam ao povoado.

07 –  O Jacarandá Country Club,construído e idealizado por um grupo de amigos,  foi inaugurado em 1974  dando início a uma nova era de divertimento e lazer no  então povoado de Teixeira de Freitas.

08 – Em 1976  foi realizada a formatura da primeira turma do  Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão (CEPROG) Tanto a escola, erguida pela comunidade, quanto a primeira turma, representou um marco na educação local. Dona Cecília Caires foi a primeira diretora.

09 – Baneb,  Banco do Estado da Bahia,  foi a primeira agência bancária a se instalar em Teixeira de Freitas e  teve como primeiro gerente o senhor Deventil. A agência pioneira contribuiu para o desenvolvimento econômico da cidade ao permitiu que parte da população fosse incorporada ao mercado de serviços bancários.

10-  No dia 23 de abril de 1973  foi inaugurado o trecho baiano da BR – 101 que liga Vitória ,no Espírito Santo, a Salvador, na Bahia. A abertura da via federal impulsionou a economia e o comércio  de Teixeira de Freitas que já se despontava como fronteira agrícola. A inauguração contou com a presença do governador Antônio Carlos Magalhães.

11 – Em 1973, a principal avenida da cidade, Presidente Getúlio Vargas, foi pavimentada, do trevo da cidade até a antiga Casa Barbosa, A obra teve como engenheiro responsável o “Dr. Otoni do DNER”. A pavimentação contribuiu para a melhor mobilidade na cidade favorecendo o comércio e o crescimento econômico e cultural de Teixeira de Freitas.

12  –  Em 1974 o então povoado de Teixeira de Freitas passou a contar com os serviços de água encanada ofertados pela EMBASA. A instalação do serviço possibilitou melhoras na questão do saneamento e facilitou a vida das mulheres donas de casas de diferentes classes sociais que precisavam recorrer a rios, lagos,cisternas e minadouros para realizar os afazeres domésticos.

 13 –  Em 1974 – é realizada a primeira exposição agropecuária de Teixeira de Freitas. Um grande evento montado para mostrar o potencial do povoado que sonhava com  um bom futuro e emancipação. Foi importante colocar Teixeira na rota dos investidores do agronegócio regional.

14 –  Em 1972 – é construída e inaugurada a estação rodoviária, hoje, “Rodoviária velha”. Planejada pelo engenheiro Douglas Brito. A estação representou um importante avanço na organização espacial  do então povoado que tinha como prefeito Wilson Brito.

15 –  CSU –  Centro Social Urbano, foi Inaugurado em 1979, pelo então governador  do Estado Roberto Santos,  tendo como primeira gerente a senhora “Marilú.” Cursos profissionalizantes, ressocialização,capoeira,dança, música e futebol estão entre as  primeiras atividades ofertadas.

16 – No ano de 1977 a 5º  Diretoria Regional de Saúde DIRES , hoje 9º DIRES , foi transferida da cidade de Caravelas para o povoado de Teixeira de Freitas, tendo como diretora  Maria do Carmo Tambone . A instalação da diretoria contribuiu para o combate a tuberculose , hanseníase e  potencializou o avanço da saúde pública no povoado que cada dia mais se firmava como polo regional.

 17 – O hospital municipal de Teixeira de Freitas foi fundado em 1980,  foi construído no último ano do governo de Roberto Santos, tendo como diretor Paulo Sérgio Alves Barcelos. O primeiro grande hospital estadual da região  ofertou atendimento clínico básico para todos os municípios dessa parte do extremo sul baiano.

18 – Em 1981, instalou-se  na cidade a Unidade Universitária em Teixeira de Freitas como Núcleo Avançado do CETEBA. Em 1985, foi criada a Faculdade de Educação de Teixeira de Freitas – FETF, que, em 1987, transformou-se, por força da Lei, em Centro de Ensino Superior de Teixeira de Freitas – CESTEF.  Em 1990 foi instalado o curso de Lic. Plena em Letras; em 1991, inicia um novo curso: Pedagogia, com duas habilitações: Pré-escolar à 4.ª série e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2.º grau. Em 1998: Ciências com hab. em Matemática e Biologia, como Campus – X da UNEB. 

19 – A Escola Média de Agropecuária da Região Cacaueira ( EMARC ), foi inaugurada em 8 de maio de 1980, tendo como diretor Aílton Roque Cardoso Pereira. A escola de agricultura funcionou até a década de 2000, onde hoje é o IF Baiano. Auxiliou na formação de profissionais e técnicos agrícolas que contribuíram para a profissionalização da agropecuária e agricultura local.

20-  Em 18 de abril de 1983 o Papa João Paulo II muda a sede da Diocese de Caravelas para Teixeira de Freitas, mas essa presença na região tem data na década de 1930, quando padres franciscanos realizavam missas trimestrais nas capelas da Fazenda Nova América  e  Cascata.

21 – Em 15 de novembro de 1984 – é realizado o plebiscito onde os moradores do povoado de Teixeira de Freitas, dividido pela Avenida Castelo Branco entre Caravelas e Alcobaça, escolheram não depender mais das cidades- sede. Apoiado pelo governador  do estado João Durval Carneiro, o povoado deu um  importante passo para a independência política.

22 – A Lei que oficializou e declarou a tão esperada emancipação da cidade de Teixeira de Freitas, a Lei 4.452,  foi sancionada no dia 09 de maio de 1985 pelo excelentíssimo governador do estado da Bahia João Durval Carneiro.  

23 –  Em 1985, foi realizada a eleição para a escolha do primeiro prefeito que elegeu Temóteo Alves de Brito, 1985, que assumiria o cargo em 1986. A movimentada eleição deixou eufórica o grande povoado de mais de 50 mil habitantes.

24 – No ano de 1990 o prefeito Francistônio Alves de Pinto  inaugurou  o Aeroporto 9 de Maio que ofertava apenas o serviço de táxi aéreo depois da pavimentação da pista em 1994, funcionou de forma regular até meados de 1997. Depois de mais de uma década fechado para voos comerciais, a pista  foi readequada durante a administração do prefeito João Bosco que deu início a uma nova era com a oferta de voos comerciais e regulares. A construção do aeroporto contribuiu para o desenvolvimento da cidade. 

25 –  Em 11 de Novembro de 1991 foi inaugurado o Espaço cultural da Paz, uma entidade sem fins lucrativos que tem como  proposta ser o lugar aberto à discussão, reflexão, formação, vivência, intercâmbio e incentivo a arte e a cultura popular da região. Localizada no bairro São Lourenço, a instituição cultural é uma referência para comunidade de um dos mais populosos bairros da cidade.

26 – Em 1992 –  é inaugurada a conhecida agência do INSS da cidade, que na verdade era da cidade de Caravelas. A  transferência fortaleceu o papel central da cidade-polo. A primeira diretora do setor na cidade foi a senhora Sônia Maria Ribeiro.

27 –  No dia 11 de fevereiro de 1992 foi instalada em Teixeira de Freitas  a 183º Zona Eleitoral. Com a instalação, a  Teixeira se  tornou  autônoma também para assuntos eleitorais.

28 – Inaugurado em 12 de dezembro de 1996, durante o  segundo governo do prefeito Temóteo Alves de Brito,  o Shopping Teixeira Mall Center  colocou Teixeira de Freitas definitivamente entre  um dos comércios mais pujantes da região do extremo sul da Bahia, além de apresentar aos teixeirenses um novo estilo de  socialização, diversão e entretenimento.

29 – Em 1996 a TV Sul Bahia inaugura uma nova era em Teixeira de Freitas. No início, como afiliada da TV Manchete e depois como a primeira do interior da Bahia afiliada ao SBT, levando a televisão a cultura e realidade da cidade e do extremo sul da Bahia. 

30 –  O legislativo teixeirense ganhou casa própria no dia 28 de julho do ano 2000, durante o governo do prefeito Wagner Mendonça. A câmara municipal está instalada na rua Massanori Nagao,no centro. No local o futuro e o presente da cidade são decididos.

31-  No dia vinte e dois de outubro de 2007 , o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas ganhou a primeira unidade de terapia intensiva do baixo extremo sul da Bahia (UTI) construída pelo então prefeito Padre Aparecido em parceria com o Estado da Bahia,  então governado por Jaques Wagner. A unidade possibilitou que cirurgias mais complexas fossem realizadas e diminuiu de forma expressiva o deslocamento de pacientes para outros lugares e estados. 

32 –  No ano de 2014 foi inaugurada em Teixeira de Freitas a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no último ano do primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff que trouxe para região o tão sonhado curso de medicina. Já com pouco tempo em atividade, a universidade já se destaca como uma das melhores do país.

33 – Em 05 de abril de 2017 foi inaugurada a Nova Catedral São Pedro, tendo o pároco Roberto Pereira e Dom Carlos Alberto dos Santos presidindo importantes consagrações. Diante de uma igreja lotada por católicos locais e das cidades circunvizinhas, políticos e autoridades civis, o padre Ronaldo, atual pároco responsável, representou todo o  clero. Hoje a igreja localizada às margens da Avenida ACM é um dos cartões postais da cidade.

34 – Símbolos dos jogos olímpicos do Rio 2016, a tocha olímpica chegou ao município de Teixeira  no dia 19 de maio de 2016, manhã desta quinta feira ensolarada, onde arrastou uma multidão para praça do Supermercado Rondelli, hoje mais conhecida como praça Olímpica, um legado positivo da passagem.

35 –  Em 03 de junho de 2017  entrou no ar a primeira emissora de rádio pública da cidade, A Rádio Câmara, hoje conhecida como a voz do cidadão por divulgar os atos do Poder Legislativo e transmitir programas de grande interesse público.

36 – No dia 13 de junho de 2020 foi inaugurado  o Hospital de Campanha  de Teixeira de Freitas, voltado para o atendimento de pacientes com a Covid-19. A unidade, que conta com 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e ocupa uma área de 450 metros quadrados ao lado do Hospital Municipal, foi viabilizado graças a uma parceria entre o governo da Bahia, que equipou a unidade, e as empresas Suzano e Veracel Celulose, que investiram mais de R$ 1,3 milhão na construção e montagem da estrutura.

Daniel Rocha*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.  Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com 

O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor.

Essa imagem que ilustra o texto pode ser a mais antiga da cidade agora disponível para nós. Partilhado nas redes sociais  de fotografia em 2013 por um anônimo que apenas legendou como sendo de Teixeira, foi reconhecida por um antigo morador, Jair de Freitas Correia,  que informou sua suposta localização e ano e mostra a cidade como dificilmente se pode imaginar.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.  Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook

Compartilhar: