Podcast e história. Coisas que casam muito bem. E se é criado por estudantes do Curso de História da UNEB-X, vai além de um simples trabalho acadêmico. E quando é sobre a história da região do extremo sul da Bahia, divulgado em um espaço de comunicação popular, vale o tempo e a curiosidade. 

A pesquisa realizada pelas graduandas do Curso de licenciatura em História da UNEB-X, Luísa Dias Silva e Danielly Nunes Batistas, em forma de podcast, como produto final da intervenção feita no site tirabanha.com,  divide- se em três partes que vai da elite agrícola ao homem do campo e do mar.

Os episódios animados por sons e música, relatam o processo de invasão e ocupação na microrregião do extremo sul da Bahia e as consequências para a população da região ao longo do tempo, a partir do olhar de pesquisadores e escritores locais referenciados em textos disponibilizados na “Hemeroteca Dois dedos de prosa,” também elaborado pelas alunas, apresentado junto com os áudios. 

O conteúdo criado pelas graduandas valoriza a perspectiva e o modo de expressão popular e o contexto social que nós, o povo da região, pertencemos e revela aspectos e fatos pouco conhecidos da história local. Vale o tempo, o interesse e a curiosidade. 

T01EP 01: Da elite agrícola ao homem do campo

T01EP02: A união é importante, a coragem também é: sob o manto dos frades a luta no campo ganha novos contornos

T01EP03: Nosso pão é o peixe, nossa roça é o mar

Clique na imagem abaixo e visite a Hemeroteca  “Dois dedos de Prosa” com todas as referências utilizadas na escrita do trabalho e do podcast.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 46828.png
Clique

Hemeroteca  “Dois dedos de Prosa”

Os trabalhos postados foram desenvolvido pelos alunos nos componentes: Estágio Curricular Supervisionado III, Cultura Documental e Patrimonial II e Laboratório do Ensino de História VII, sob a orientação das professoras Mrs, Liliane Maria Fernandes Cordeiro Gomes e Mrs. Gislaine Romana Carvalho da Silva.  

Compartilhar: