“Um Conto Para Você!” é um projeto cultural de contação de histórias idealizado por Andressa Viana em 2020, na cidade de Teixeira de Freitas – BA. Através de vídeos no YouTube, conta histórias que inclui temas voltados para a cultura dos povos indígenas, negros, afrobrasileiros, entre outros. 

Entre 3 e 8 de março estarão disponíveis no canal do Youtube “Um Conto Para Você!” (aqui) novos vídeos com recursos de acessibilidade digital de histórias de obras literárias, contemplando escritores e escritoras indígenas, como Eliane Potiguara (“O pássaro encantado”), Daniel Munduruku (“Foi vovó que disse”) e Cristino Wapichana (“Sapatos trocados”) e autorias negras baianas como Lázaro Ramos (“O caderno sem rimas de Maria”), Ana Fátima (“As tranças de minha mãe”) e Cássia Valle(“Calu, uma menina cheia de histórias”). 

Para Andressa as contações de histórias são grandes aliadas na quebra de estereótipos e no fortalecimento da cultura literária e popular. Pelo perfil @1contoparavoce no Instagram é possível acompanhar toda a programação do projeto, publicações sobre as temáticas abordadas, entre outros. 

Além de novas histórias, o projeto já realizou entre 24 e 28 de janeiro de 2022 a sua primeira formação de professores, intitulada “Vivências Infantis e Formações de Professores na Cibercultura”, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais da UFSB, sendo um grande sucesso!Contou com participantes da cidade de Teixeira de Freitas, de toda a região Extremo Sul, de muitas outras microrregiões da Bahia e de outros lugares do Brasil. 

E não para por aí, no dia 10 de março às 19:00  será realizado uma live no instagram @1contoparavocê com os escritores do livro “Zabelê: o pássaro encantado” Nóelia Miranda afroindigena Pataxó e Paulo de Tássio Borges da Silva que sempre tem coisa importantes a dizer e muitas histórias para contar.

Atualmente, o projeto “Um conto para você – Vivências Infantis e Formação de Professores na Cibercultura” tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais das categorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória e Tradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformas de streaming para realização das propostas. 

Compartilhar: