Cachoro de dois pés” é um livro de contos escrito por Asterio Alves Caçador, encruzilhadense, porfessor da rede municipal de Teixeira de Freitas-Ba, que busca realçar o gosto pelos causos populares e partilhar sua transmissão e memoria, conforme indica sua sinopse. 

Os contos têm o objetivo de mostrar os longínquos lugares espalhados pelas pequenas cidades, povoados e vilas do nosso país, tendo como pano de fundo um cenário rural com uma vida pacata onde o tempo parece passar mais lentamente, e é aí que se encontra personagens de diferentes tipos: valentes, rústicos e engraçados, todos com as suas baldas, sonhos e desilusões.

Esses personagens tiveram grande contribuição na miscigenação da nossa pátria, e lá nos grotões eles têm um grande conhecimento empírico, apesar da simplicidade e insipiência. Com o agronegócio em expansão, as fazendas tornaram-se empresas lucrativas, latifúndios de poucos donos e o êxodo rural expulsou as famílias que viviam agregadas e as levou para os grandes centros urbanos, essas famílias contribuíram, assim, com o inchaço das cidades.

Mesmo com esse mundo bucólico empobrecido de gente, ainda é possível encontrar um cabedal de causos contados pelos moradores das cidades, povoados e vilas que teimam em permanecer por lá. Assim sendo, a literatura vai dando asas à verossimilhança, criando também metáforas e prosopopeias.

O livro pode ser adguirdo através do site: Caravanagrupoeditoril.

Compartilhar: