Por Daniel Rocha
Pouco lembrado, e até mesmo desconhecido pela maioria dos teixeirenses, o time local de futsal feminino ,de 2008, se consagrou campeão estadual jogando a final em casa contra a equipe da cidade baiana de Cândido Sales – Bahia. Apesar de ser um dos maiores feitos esportivos da região, a conquista foi pouco noticiada e atualmente pode ser considerada socialmente esquecida. Disto isto, porque é importante fazer lembrar?
Depois de uma ótima apresentação no jogo de ida na cidade do adversário, o time feminino teixeirense voltou a se destacar em casa na partida que deu o título estadual de futsal feminino à cidade.
A partida de volta, a final, ocorreu no Ginásio Antônio Imbassahy, no dia 26 de janeiro de 2008, sendo descrito por um dos poucos jornais na época que noticiou a conquista, Jornal O Sollo, como uma atuação de gala das atletas teixeirenses que golearam as suas adversárias por 8×0.
De acordo com o jornal, os gols da partida foram marcados pela artilheira da competição, Patricia, e Polyana, Drieli e Edna, unicas que tiveram o nome citado, diante de um ginásio de esportes lotado de fãs do esporte que vibraram com cada gol das guerreiras esportivas que cravou o nome da cidade na história do futsal feminino estadual.
Contudo, apesar do feito, e da atenção do jornal, nenhuma foto do time foi divulgada e nem sequer foi citada pelos sites de maior audiência da cidade e nem pelo portal oficial da prefeitura municipal no período, algo que não foi justo com as jogadoras e o evento que contou com a ilustre presença do presidente da Federação Baiana de Futsal – FBFS, Hylberto Almeida que destacou o mal momento vivido pela categoria na Bahia.

Conforme disse o dirigente ao jornal, era gritante a falta de apoio financeiro e de patrocinadores ao certame feminino na Bahia e que apesar do contexto difícil a categoria e Teixeira de Freitas estavam de parabéns, afirmando que a cidade era naquele momento uma das maiores referências do futsal feminino no estado. Importância que, conforme sugere pesquisa realizada em alguns veículos de comunicação presentes na época , foi simplesmente ignorada e silenciada.
Diante dessa constatação, fazer lembrar essas e outras tantas conquistas do futsal feminino de Teixeira de Freitas na final do campeonato baiano de 2008, neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, é uma forma importante de destacar a importância das mulheres no esporte e na sociedade em geral que parece acostumada a minimizar as conquistas femininas.
Muitas vezes, como releva nossa perspectiva em relação ao fato, as conquistas de atletas mulheres são ignoradas e invisibilizadas, por isso e fazer lembrar a vitória deste time é uma forma de dar visibilidade e reconhecimento a vitória inspiradora das teixeirenses que tem o potencial de motivar outras mulheres a seguir seus sonhos e buscar suas realizações no esporte local, apesar do dos incentivos e indiferenças.
Fonte:
Futsal feminino teixeirense é campeão baiano. Jornal O Sollo. Fev.2008.
Daniel Rocha da Silva*
Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X. Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com
ATENÇÃO: O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook.
Deixe um comentário