Por Daniel Rocha

O bairro de São Lourenço está localizado na cidade de Teixeira de Freitas e sua origem se deu através de vendas e doações voluntárias de terrenos realizadas pelo generoso Lourenço Vieira de Souza, o popular “Velho Lourenço”, antigo proprietário de terras naquela parte do então povoado. 

Esse gesto do senhor Lourenço permitiu a expansão territorial e demográfica da cidade, favorecendo a chegada de famílias pobres que buscavam moradia e trabalho na região na década de 1970 que só a pós a emancipação pode  contar com uma escola de destaque para educação dos seus filhos e filhas.

Não há fontes que atestem, mas é provável que a bondade do “velho Lourenço” tenha lhe rendido fama ao ponto de batizarem o bairro com o nome de um santo que faz alusão ao seu antigo dono, São Lourenço. 

Mas ele não foi o único, além disso, outros doadores, como os pastores Artilan e Pastor Francisco Lourenço, também contribuíram para o crescimento do bairro que surgiu na parte caravelense do então povoado.

Inicialmente, o bairro contava com pouca assistência da sede administrativa, com poucas escolas e nenhum centro médico. Como diato, somente após a emancipação política em 1986, a cidade começou a receber investimentos em infraestrutura e prédios públicos, como o Centro Educacional Temóteo Alves de Brito (CETAB), inaugurado em 1988. 

De acordo com um informativo publicitário municipal da época, a construção da escola se deu graças à solicitação constante da sociedade junto ao então prefeito Timóteo Brito, que conseguiu junto ao estado a realização da obra. Com a construção do CETAB e de outras escolas, Teixeira de Freitas passou a oferecer 32 mil vagas e não mais 8 mil, diminuindo um déficit histórico.

 O CETAB não só ofereceu ensino, mas também promoveu diversas atividades de lazer e culturais como as gincanas memoráveis realizadas nos anos de 1990, com equipes de nomes engraçados e curiosos como a “Equipe Playboy.” As gincanas envolvia os moradores e movimentava todo o bairro.

Hoje em dia, o antigo CETAB é conhecido como Centro Educacional Machado de Assis (CEMAS)  que segue o mesmo ritmo ofertando um bom ensino e atividades diversas e continua colaborando para a formação dos filhos e filhas de trabalhadores, moradores ou não do bairro.

Além do CEMAS, o bairro São Lourenço conta com outras instituições de ensino, como a Escola Municipal São Lourenço e a Escola Municipal Amigos da Natureza, além do Espaço Cultural da Paz, que trabalha com o incentivo à arte e formação dos moradores. 

O bairro também possui uma forte tradição religiosa, com diversas igrejas católicas e evangélicas, além de um Centro Espírita, que também realiza atividades pastorais e sociais. Diversas opções de comércio e serviços, como supermercados, farmácias, padarias, lojas de roupas e de materiais de construção.

Em resumo, São Lourenço e o CEMAS têm uma história rica e diversa, moldando uma identidade única e sendo um importante centro de desenvolvimento e identidade para Teixeira de Freitas, que continua a crescer e acolher moradores com a mesma atenção do Velho Lourenço.

Fontes:

RALILE, Benedito Pereira; SOUZA, Carlos Benedito de; SOUZA, Scheila Franca de. Aspectos da política; História dos povoados, bairros e distritos de Caravelas. In: ______. Relatos históricos de Caravelas: (desde o século XVI). Caravelas, BA: Fundação Professor Benedito Ralile, 2006.

Informe Publicitário. 1988. Arquivo site tirabanha

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Compartilhar: