Erivan Santana*

O CETAB, hoje denominado Colégio Estadual Machado de Assis (CEMAS), nasceu com a identificação e a marca popular, até mesmo pela sua localização, visto que o São Lourenço é reconhecido por ser um bairro do povo, caracterizado por intensa miscigenação étnica, notadamente indígena e afrodescendente, o que influenciou decisivamente na representação dos discentes desta escola.

O CETAB foi fundado em 1988, pelo então prefeito Timóteo Alves de Brito. É interessante observar, que nesta época o São Lourenço era um bairro que estava ainda nascendo e se formando, e a área em que a escola foi fundada era tomada por áreas verdes, plantações de mandioca, mamão e cana, com esparsas casas e pontos de comércio em torno.

E é aí que começa a ocorrer uma intensa troca de contribuições entre a escola e a comunidade, tendo esta adquirido um importante fator de desenvolvimento do bairro e vice-versa. Em pouco tempo, o São Lourenço começou a crescer, com construções de casas populares e pontos de comércio, beneficiado com a abertura ligando o bairro ao centro, passando por onde hoje é a CDC, sendo que hoje, o São Lourenço é reconhecido como o maior bairro de Teixeira de Freitas.

Estadualizado em 1996, o CETAB passou a ofertar o ensino médio, e a partir desse ano, gradativamente o ensino fundamental passou a ficar a cargo do município, sendo que o bairro ganhou também outra escola, esta da administração municipal, a São Lourenço.

Para mim, é sempre uma alegria e satisfação falar do CEMAS, pois sou testemunha ocular e presencial do seu cotidiano, como morador do bairro, há 37 anos, e professor desta, desde 1996. 

Presenciei muitas histórias, vi o seu progresso intenso e gradativo, graças a equipes gestoras, docentes e funcionários qualificados e comprometidos com a Educação, que levaram o CEMAS a ser o que é hoje, uma importante instituição de ensino reconhecida pela inclusão social, pela qualidade do ensino ofertado e pela defesa de valores como a pluralidade étnica e cultural, acolhendo discentes do São Lourenço e dos bairros circunvizinhos, e até mesmo de bairros distantes, atraídos pela tradição e renome da escola.

Atualmente, o CEMAS notabiliza-se por ser uma das mais importantes escolas de ensino médio de Teixeira de Freitas e a maior escola em número de alunos da cidade e da região.

Por tudo isso, só podemos dizer: Viva a Educação, viva o São Lourenço, viva o CEMAS!

*Erivan Santana é professor, cronista e poeta. Autor de Para ler um poema, Balada da misericórdia na primavera e o mais recente livro de crônicas, Tempos Sombrios: Instantâneos da Realidade (2ª ed.)

Compartilhar: