Por Daniel Rocha

A experiência cinematográfica é muito mais do que apenas assistir imagens na tela. Ela inclui a jornada para chegar à sala, as memórias que criamos ao longo do caminho e a atmosfera do lugar onde ocorre a exibição. Tudo isso faz parte da magia do cinema e ajuda a criar memórias únicas e inesquecíveis.

O lançamento de “Superman IV” em janeiro de 1988 no Rio de Janeiro é um exemplo perfeito de como essa magia se estende para além das telas de exibição e do habitual.

A volta do herói interpretado pelo inesquecível Christopher Lee atraiu muitos fãs para as salas de cinema da cidade, criando uma atmosfera animada e emocionante antes mesmo do início do filme.

No dia da estreia, do lado de fora do saudoso Cine Odeon, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, enquanto o público se organizava em fila para entrar na sala, não pôde deixar de observar a presença inusitada de uma outra figura pop conhecida: King Kong.

O filme do gigante e poderoso gorila seria lançado nos próximos dias, mas um boneco de cinco metros de altura já estava lá para promover a estreia de “King Kong II”.

De acordo com os jornais da época, mesmo sendo estático, a escultura tinha uma cara de mau e seu tamanho exercia um verdadeiro fascínio sobre as crianças que compareceram à sala naquele dia para curtir a volta do super-herói preferido.

Os adultos acompanhantes também não ficaram imunes à presença do boneco, que gerou muitas risadas e outras reações. Segundo os jornais, o boneco foi instalado no local pela Paris Filme no dia 31 de dezembro com o intuito de promover o filme e gerar surpresa nos presentes. 

Talvez ali, entre as imagens destacadas de dois dos maiores ícones do cinema do cinema pop, muitos fãs imaginaram como seria um confronto entre Superman e King Kong, algo que nunca foi retratado nas telas, mas que já foi imaginado pelos fãs na internet nos últimos anos. A magia do cinema é mesmo surpreendente!

Compartilhar: