Por Daniel Rocha

Nas décadas de 1980 e 1990, a Rede Globo era a grande mídia de massa do país. Suas novelas e programas eram os mais populares e seus artistas, verdadeiros astros. Nesse período, alguns desses artistas costumavam viajar pelo país em apresentações individuais e coletivas, aproveitando a grande popularidade que tinham nas comunidades onde desempenhava um papel central na difusão da cultura de massa da época.

Em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, houve o registro da passagem de alguns desses artistas conhecidos. Em 1984, por exemplo, o cantor, compositor, ator e humorista Arnaud Rodrigues lotou o Cine Brasil com sua apresentação  como o “Soró”, um personagem que fez bastante sucesso na novela Pão-pão, Beijo-beijo.

Nos anos 1990, a cidade recebeu a visita de Adriana Esteves, Marco Ricca e Fábio Assunção para um evento no Clube Kaicam. A passagem dos artistas pela cidade ficou marcada pelo calote que receberam dos organizadores do evento.

Outra global que visitou ou visitava a cidade constantemente era a atriz Chica Xavier, que tinha uma residência no município do Prado e hora ou outra era vista transitando no  movimentado centro de Teixeira, animando os fãs das telenovelas.

Além dos artistas já citados, vale destacar a passagem do ator Marcos Frota, intérprete de Tonho da Lua em Mulheres de Areia (1993), que em 1998 trouxe seu circo à Teixeira de Freitas. Todos esses artistas eram muito populares e reuniam multidões  por onde passavam. 

Mas, sem dúvida, uma  das visitas que mais marcou foi a dos humoristas do programa global “Os Trapalhões”, que fazia muito sucesso entre crianças e adultos. De acordo com Maria da Silva, que trabalhava em uma loja de roupas no centro,  em 1994, Mussum e Dedé Santana estiveram na cidade para uma apresentação numa casa de espetáculo.

Na oportunidade, Dedé Santana também  gravou um comercial para TV na quitanda Sacola Cheia, que posteriormente foi vinculado à filial da Rede Globo na região, TV Santa Cruz. Como não poderia ser diferente, a presença do trapalhão pelo centro atraiu a atenção de uma multidão de fãs e passantes surpresos com a aparição inesperada do artista. 

Além da passagem pelo centro e a apresentação noturna, os trapalhões também foram entrevistados pelo saudoso radialista Ramiro Guedes, que em uma conversa informal em 2015, com este que vos escreve, revelou que  o momento foi carregada de bons momentos, principalmente quando perguntou sobre o ator Guilherme Roberto responsável pelo popular personagem  “Sargento Pincel”, ao qual responderam com depreciações engraçadas, um momento icônico do auge da emissora de Rádio na cidade. 

Dessa forma, a visita dos humoristas e outros artistas da Rede Globo a Teixeira de Freitas evidencia, no presente, o profundo impacto que os programas e artistas de televisão exerceram sobre a cidade nas décadas de 1980 e 1990. Tanto é assim que o legado de alegria e humor deixado por esses comediantes ainda é lembrado com carinho pelos moradores locais oriundos daquela época.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado ou reproduzido no todo ou em partes por outros sites, jornais , revistas e socialmidias sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Compartilhar: