Galerias

Batman: O retorno em 8-Bits

Por Daniel Rocha

O Game Batman Returns, lançado em 1993 no Brasil, é uma transposição do filme Batman: O Retorno , 1992, do diretor Tim Burton para o universo dos  Games. Tal como filme o game conquistou milhares de fãs de várias plataformas  no país e no mundo  alcançando ,na época, o posto de melhor lançamento do ano.

 

20227265_1341120892662796_1853966961_n

Na propaganda do cartucho lançado pela Tec Toy em 1994, destaca-se dentre outras qualidades do jogo os diversos recursos do Bat-cinto que na época era muito valorizado pelos fãs mirins. “Tem até bat – móvel, Bat-corda, Bat- laterna e muito Bat pancadaria”.

De acordo com o Wikipedia: “ A versão para Super Nintendo é ,provavelmente, a mais conhecida, foi lançada em 1993 e recebeu o prêmio de Melhor Jogo Licenciado de 1992 pela revista Electronic Gaming Monthly.”

No jogo, a história do filme era retomada e expandida para preencher os sete níveis do game que apresenta logo de início  Gotham City  tomadas por inúmeros palhaços, fortes, maus e decadentes, a serviço do vilão Pinguim, onde um Batman pesado e lento corre em meio a comedores de fogo e atiradores de facas para chegar ao esconderijo do vilão se valendo de seus Bat-recursos.
capture-20170722-114238

 

O jogo divertia muito e ofertava dificuldades que não deixavam a brincadeira cair na monotonia. O rico cenário da cidade de Gothan era muito bem representada em  2D, com o estilo  e atmosfera da história vista no cinema,  agradando em cheio um público cada dia mais exigente quanto a qualidade dos bits.

 

capture-20170722-113335

Olhando de frente para trás pode se dizer hoje, 25 anos depois, que a representação de Gotham foi um dos maiores atrativos do jogo que permitiu aos jogadores passear ,como nunca, pelas ruas escuras e geladas de uma das cidades fictícias mais conhecidas do mundo.

Batman Returns, o game, marcou uma geração de fãs e jogadores que  ainda no presente ,tendo acesso a jogos tecnicamente perfeitos, sentem nostalgia dos bons momentos  vividos na Gotham  cinema e no maior lançamento  8-bits  daquele ano.

 

BATLINKS:

 

Será lançado no final deste ano,12/2017, o  livro Batmania – O retorno, de autoria de Paulo Chacon pela Companhia de Quadrinhos Independentes com relatos de toda euforia e ansiedade perante  a estreia do filme Batman: O retorno, 1992, no país com  reportagens, publicidade, produtos e curiosidades sobre a obra. O livro é fruto de uma intensa  pesquisa de mais de dez anos. Ideal para todos os fãs que adoram mergulhar no universo do herói. No Blogue da companhia dos Quadrinhos vinte e cinco desenhos dão uma prévia do trabalho. Confira!

 

No Youtube é possível  vê e matar a saudade   do aclamado game  baseado no filme Batman Returns. Assista.

 

O filme Batman: O retorno, completou 25 anos no início de julho e a data não passou despercebida pelos milhares de fãs espalhados pelo mundo e no Brasil. No Facebook o grupo BATMAN: O RETORNO, fãs divulgam  curiosidades, textos e postagens sobre o filme que marcou a história do gênero. Participe!

 

Ano passado o site tirabanha na série: Filmes que marcaram época  em Teixeira de Freitas destacou a exibição de Batman: O retorno na cidade. Veja.

 

capture-20170722-112516

Uma Unidade de Saúde a Serviço das Crianças

Por Daniel Rocha/ Rômulo Rangel

Na ocasião da realização do acompanhamento e avaliação do estado nutricional das crianças da área de abrangência da ESF Wilson Brito, foi realizado um dia de atividades preventivas, educativas e recreacionais com forte presença da comunidade, estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, e da equipe do Núcleo de apoio a saúde da família da região norte, NASF, que se juntaram a equipe de saúde para promover o evento a serviço da comunidade.

 

e30e9847-a77b-4ad7-886b-402fa9f0f63b

 

Este que foi realizado na quinta-feira 13/07, das 07 h00min as 17h00min, além da avaliação das medidas antropométricas das crianças de 03 a 12 anos, foram ministradas palestras educativas por profissionais como assistentes sociais, fisioterapeuta e médicos. Os pequenos também contaram com outras orientações individualizadas pelos universitários UFSB.

A equipe ficou a cargo da organização, acolhimento, recreação, lanche e avaliação dos dados colhidos a fim de construir novas estratégias para melhor atender as demandas da área de abrangência e seguir a serviço das crianças e da saúde preventiva.

 

f2796b81-2e3a-46ad-a77c-347176dbc309

Para Rose Neves, ACS, o sucesso da ação realizada é fruto também, dentre outras coisas, do rotineiro trabalho de cadastramento e acompanhamento realizados cotidianamente nas residências pelos Agentes Comunitários.

Segundo o enfermeiro da unidade Rômulo Rangel, atividades como essa proporcionam à equipe a oportunidade de receber a população e promover os princípios da saúde preventiva de forma rica abrangente e interdisciplinar, sempre a serviço da comunidade.

d0bade09-901e-46b3-84c6-affba6b8c3ed

 

Prefeito acata proposta dos sindicatos

Por Daniel Rocha
Considerando que para reivindicar é preciso entender, pois quem se nega a entender, escravo é dos que entendem os sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Extremo Sul da Bahia (SINDACESB), dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais do extremo Sul da Bahia (SINTRASPESB) dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) e Associação dos Guardas Municipais, reuniram na manhã da sexta-feira (7/7/17) com o secretário municipal de Administração e Planejamento, João Carlos Vieira da Silva.
Na oportunidade foi comunicado que o prefeito Timóteo Brito, acatou a proposta feita pelos representantes dos sindicatos ,em outro momento, de pagar o décimo dos demais servidores no dia 17 de Agosto e não em novembro como pretendia a administração municipal.
O resultado da reunião foi comemorado pelos representantes sindicais que, considerando a máxima “juntos somos mais fortes” negociou visando o melhor para todos os servidores do município de Teixeira de Freitas. Em nota o presidente da SINDACESB, José Félix, comentou:
“Assim, cremos que conseguimos através dessa ação conjunta amenizar ou minimizar, o que entendemos que era uma violação do artigo 5º da Constituição, que falante o princípio da “Isonomia. Que possamos valorizar mais esta grande vitória dos sindicatos e da Associação dos Guardas Municipais. Uma vez, que só iríamos receber em Novembro. Deus continue nos abençoando, nos concedendo sabedoria, paciência e reconhecimento de suas bênçãos”.