Por Daniel Rocha
Para muitos, como eu, o verdadeiro Superman do cinema sempre será o de Christopher Reeve, que, em quatro ocasiões, deu vida ao herói kryptoniano: *Superman: O Filme* (1978), *Superman II: A Aventura Continua* (1980), *Superman III* (1983) e *Superman IV: Em Busca da Paz* (1988). Sua interpretação icônica deixou uma marca definitiva nas telonas.
Infelizmente, ao contrário do personagem imortal que interpretou, Reeve enfrentou desafios muito humanos. Após ficar tetraplégico devido a um acidente, ele faleceu em 2004, vítima de um infarto. Com sua morte, surgiu a sensação de que ninguém conseguiria substituí-lo como o Superman perfeito, e os filmes seguintes do herói confirmaram esse sentimento.
Embora Brandon Routh (*Superman Returns*, 2006) e Henry Cavill (*O Homem de Aço*, 2013) tenham feito um bom trabalho, nenhum deles conseguiu transmitir a leveza e o carisma que Reeve imprimiu ao personagem.
No entanto, a computação gráfica nos permite matar a saudade de Reeve no papel de Superman. Uma série de curtas em CGI, intitulada *Superman vs Hulk – The Fight*, coloca o herói kryptoniano frente a frente com o Incrível Hulk, o mais destruidor dos heróis da Marvel. Esses curtas, disponíveis no YouTube em quatro partes até o momento, foram criados pelo animador Mike Habjan, que realizou todo o projeto de forma independente.
Para quem não conhece, “fan films” são produções amadoras e independentes feitas por fãs, que recriam ou expandem histórias de seus personagens favoritos. No caso de Mike Habjan, a qualidade do trabalho é impressionante. A reconstrução do Superman em CGI traz as expressões faciais de Christopher Reeve de maneira fiel aos filmes originais.
As cenas de luta entre Superman e Hulk são belíssimas e nos dão uma ideia de como esse embate épico poderia ser no cinema. Contudo, falta aos curtas um toque de humanidade, algo que o diretor Richard Donner conseguiu nos primeiros filmes do Superman, mostrando o herói realizando boas ações. Seria interessante ver o Super digital pausar a batalha por alguns instantes para salvar um gatinho preso em uma árvore ou ajudar uma criança em perigo.
Confira nos links abaixo :
Deixe um comentário