Por Daniel Rocha

Seguindo um calendário de mobilização nacional pelo “Fora, Bolsonaro”, movimentos populares, entidades e centrais sindicais de Teixeira de Freitas, BA, voltaram a protestar no sábado, 24 de julho, por mais vacina no braço e comida no prato, contra o desemprego, o encarecimento do custo de vida e volta das aulas presenciais.  Foi o quarto protesto realizado na cidade contra o governo.

A concentração da manifestação que começou às 9h da manhã na Praça da Bíblia e de lá seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade retornou por volta das 11hs ao ponto de concentração.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3478feb4-0f04-48d6-aa58-6834a05d02e8-edited.jpg
Concentração na praça

Nas ruas e na praça, lideranças sindicais, professores e representantes da sociedade civil organizada, discursaram para os participantes e interessados que pararam por um momento para ouvir o que era dito.  

Como, por exemplo, dois estudantes do Centro Educacional Machado de Assis – SEMAS, que estava no centro da cidade apressando produtos eletrônicos e pararam na praça para ver o movimento que chamava a atenção. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 503cf703-0226-4e33-bd99-c089a428d503-1024x473.jpg
Movimentos sociais também participaram

Os estudantes que preferiram não se identificarem, disseram ter como lazer jogar games no celular e torcer pelo time de coração, o Flamengo, respondeu ser a favor das manifestações contra Bolsonaro por causa da postura do presidente durante a pandemia e do empobrecimento da população. Perguntados sobre, também disseram ser contra a volta às aulas presenciais. 

“Só os professores foram vacinados, a gente ainda não. Não quero correr o risco de pegar coronavírus na escola e levar para dentro de casa.” 

Professores contra o retorno das aulas presenciais

Para uma trabalhadora de um quiosque que vende salgados na Rodoviária Velha, Talita Soares, que observou a manifestação de longe, disse que não estava entendendo qual era a intenção e o que era dito no protesto devido à distância. “Gostaria de me aproximar mais, porém estou muito atarefada”. 

Informada sobre a pauta, afirmou que concorda que os preços dos alimentos estão altos , mas que achava que nem tudo “é por causa do governo “e sim por tudo que vem acontecendo. “Tenho parentes no exterior que relatam dificuldades por lá também.”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dff3b1a2-1614-4e19-9a31-610fc6aff765-1024x768.jpg
O senhor Jovino que observava o protesto

Já  a análise do aposentado Jovino da Silva, de 73 anos, destoa da opinião vendedora de salgados. Ele, que observava mais de perto as colocações dos manifestantes, disse que estava compreendendo o objetivo do ato e que é a favor da realização desse tipo de movimento porque  o presidente deve ser cobrado. Para o pacto senhor, Bolsonaro é o responsável pelo momento ruim e a fome crescente no Brasil.  “Não tá bom, carne virou ouro…Até pescoço que era barato tá caro.”  

Os manifestantes e alguns passantes deixaram a praça por volta do meio-dia. O ato realizado e as dificuldades relatadas pelos entrevistados confirmam o que mostram as pesquisas nacionais, Bolsonaro e sua forma de governar vem sendo reprovados pelos brasileiros e manifestantes que cada dia mais apelam por “mais comida no prato e vacina no braço.”   

Acesse o face do movimento para mais fotos e informações

Compartilhar: