Nos últimos meses de 2021, novembro e dezembro, a Confederação Nacional dos Agentes de Saúde – CONACS e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Extremo sul da Bahia-SINDACESB, estiveram envolvidos em lutas reivindicatórias que resultaram no mais completo êxito trabalhista.

Agindo de forma democrática, as representações sindicais fixaram se em Brasília, DF, fazendo com que a luta conciliatória, em torno das reivindicações pela aprovação da PEC 22/11 e derrubada do Veto 44 no item 08 da LDO, fosse concluída com louvor e avanços. 

A derrubada do veto 44, na Câmara e no Senado federal, ocorreu depois de intensa mobilização e negociação junto aos deputados e senadores de todos os partidos e estados do país e foi concretizada no dia 17 de dezembro, durante a realização de uma das sessões finais das casas legislativas que contou nas dependências dos locais com a intensa vigília de diretores e lideranças da CONACS e do SINDACESB.  

Com a derrubada do Veto 44, ficou definido um reajuste de 13% no piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de combate às Endemias para o ano que vem, uma conquista fundamental que vai ajudar repor boa parte das perdas que os trabalhadores vêm sofrendo devido a inflação galopante e o arrocho econômico dos últimos anos. 

Antes da derrubada do veto que permitiu a aprovação do reajuste, a caravana do SINDACESB e da CONACS, já tinha firmado, em reunião, um acordo com o Presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) pela pactuação da votação da PEC 22/11 para março do ano que vem após o recesso parlamentar, um feito importante que definitivamente coloca a aprovação da PEC no horizonte de uma nova conquista. 

Diante de importante avanços, convém destacar que a categoria teve uma intransigente defensora das reivindicações, Ilda Angélica, presidente da CONACS, que com sua garra, fé e personalidade não só elevou a classe a um patamar de luta e conquista nunca antes visto, como também fortaleceu ainda mais a unidade, coesão e força da confederação, única e legítima representante de todos os Agentes Comunitários de Saúde ,ACS’s, e Agentes de Combate às Endemias, ACE’s, de todo país. 

Sobre esse grande êxito das categorias, declarou o coordenador geral do SINDACESB, José Félix: “Vale ressaltar que foram 5 duras semanas, de muito esforço mental, física e financeiro, da CONACS, juntamente com as Entidades Sindicais, pela derrubada do veto presidencial 44, no item 8, a garantia do orçamento do reajuste após confirmado a derrubada do veto. Graças a Deus, com o comando da nossa grande Guerreira, a nossa presidente Ilda Angélica, conseguimos alcançar estes objetivos: derrubar o veto e garantir o reajuste do Piso Salarial Nacional das nossas categorias. E ainda como um presente de Deus, diante de tanta luta, a confirmação do Presidente da Câmara Arthur Lira, que irá colocar a nossa PEC-22, na primeira quinzena de março de 2022. Agradecemos todos os parlamentares, deputados e senadores, por mais uma vez abraçarem as nossas causas e desta forma alcançarmos estas importantes vitórias. Obrigado aos colegas ACS’s e ACE’s, pelas orações e apoio em favor das nossas lutas em Brasília. Deus continue nos abençoando em tudo, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E A UNIÃO FAZ A FORÇA! 

Compartilhar: