Por Marcos Marcelo*

 

Com o objetivo de aproximar as cidades que fazem parte do Território Extremo Sul, nesta quinta-feira (05) de dezembro a partir das 10h, em Teixeira de Freitas acontecerá o 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Território Extremo Sul. Será realizado no Departamento de Cultura localizado na Rua Prudente de Moraes 147 – Centro.

Evento organizado pelo Representante Territorial da (Secult) Secretaria de Cultura da Bahia, Juniex Batista, em parceria com os Dirigentes Municipais de Cultura do Território Extremo Sul. Será discutido no evento questões sobre as ações culturais desenvolvidas em nossa região, levantamento sobre as ações em 2013, propostas de criação da Câmara Temática de Cultura e do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Extremo Sul, divulgação da abertura dos Editais do Fundo de Cultura 2014.

Recentemente no congresso nacional em Brasília a ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu a III Conferência Nacional de Cultura (CNC), evento realizado na ultima quarta-feira (27), no Teatro Nacional Cláudio Santoro, com o objetivo de formular diretrizes para cultural territorial.

Marta ressaltou, em seu discurso, as conquistas da pasta e a importância do vale-cultura. “Vale-cultura é uma grande marca. São 43 milhões de trabalhadores que têm acesso à cultura”, disse. Ela informou que, em 2014, serão liberados R$ 30 milhões aos estados que aderiram ao fundo de cultura e mencionou o projeto do ministério da Cultura nos últimos anos. “Nosso objetivo nesses dois anos foi promover a inclusão social na cultura”, afirmou.

 

Fontes: http://www.brasil.gov.br/cultura/2013/11/encontro-em-brasilia-vai-formular-diretrizes-para-cultura

Compartilhar: