Por Ícaro Jorge Da Silva Santana *

Batekoo é uma festa que entrou para o centro cultural soteropolitano enaltecendo os ritmos black estrangeiros e nacionais,organizada por Mauricio Sacramento,  se tornando um dos maiores “points” da noite de Salvador.  

 

A festa que começou como uma comemoração de aniversário,vem se tornando cada vez mais conhecida no Brasil. Iniciada em Salvador, a Batekoo tem como diferencial,em comparação com as outras da cidade,a sua execução musical,reproduzindo apenas ritmos negros, desde o hip hop americano ao pagodão baiano. Ritmos, que historicamente sempre foram colocados como baixa cultura ou cultura de massa, por ser produzido nas periferias e favelas.  

 

A possibilidade de consumir cultura e música, sempre foi negada para aqueles e aquelas das periferias devido ao alto valor que se é cobrado nas entradas de determinados shows e festas. Diante disso,o valor da entrada é acessível para todos os públicos, apenas 10 reais. Por conta disso, é mais fácil a popularização da festa e a acessibilidade em relação àqueles que não possuem muitos recursos.  

 

Enfim,a Batekoo é uma festa que vem fazendo muito sucesso em Salvador, principalmente para os jovens da cidade. É um ponto de encontro de fácil acesso para enaltecer os trabalhos dos negros e negras, libertando os corpos.  Além disso, o cunho político e social da festa é evidente e respeitado.

No mais, a festa está ficando famosa no Brasil, com edições em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o que demonstra o significado da mesma.   E vocês, já decidiram se vão comparecer na próxima?

 

capture-20160622-204336

 

ÍcaroJorge Da Silva Santana

Blogger eYoutuber(Ocupa Preto )

Social Media e Estudante do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades Na UFBA

 

 

 

Compartilhar: