Por Daniel Rocha

Após 21 anos de terror sob o regime militar, a democracia finalmente voltava a desabrochar no Brasil em 1985. Mas isso foi apenas o começo: faltava ainda elaborar a Constituição do país, para que fossem estabelecidos os direitos e deveres democráticos de todos os cidadãos.

Em maio de 1988, conectados a esse movimento nacional pela aprovação da nova Constituição Federal, os trabalhadores de Teixeira de Freitas, Itanhém, Itamaraju, Eunápolis e Guaratinga, conscientizados que a união gera força, tomaram praças e ruas usando toda criatividade e poder de organização para fortalecer o movimento pela aprovação da nova Constituição Federal, que vinha sendo elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte ,1987-1988, instalada no Congresso Nacional, em Brasília.  

Bancários, professores, estudantes, comerciários, eletricitários, trabalhadores rurais e sem-terra se juntaram as organizações da sociedade civil, Movimento de Mulheres, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão de Justiça e Paz e com os representantes da Central Única dos trabalhadores-CUT, Partido Socialistas Brasileiro-PSB representantes do Partido dos Trabalhadores- PT,  engrossando o coro por mais direitos sociais.

Na cidade de Teixeira de Freitas e nos diversos municípios, as manifestações se concretizaram de várias formas, através de passeatas, atos públicos, encenações teatrais, manifestações,apresentações musicais, propagação de palavras de ordem por meio dos discursos proferidos por lideranças das várias entidades presentes nos atos.

A nova Constituição Federal foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã” garantiu que alguns direitos sociais relegados a poucos fossem socializados a segmentos da sociedade historicamente ignorados como; os negros, indígenas, pessoas com deficiências, idosos, mulheres, adolescentes, crianças e trabalhadores.

Dito isso, é possível afirmar que a tomada da rua pelos trabalhadores foi relevante para a luta e vitória da sociedade e democracia em 1988 que restabeleceu os direitos e deveres democráticos de todos os cidadãos brasileiros.

Daniel Rocha*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook

Fontes:

Baianos vão às ruas. Jornal dos Sem Terra, nº 73. Maio de 1988.

Organizar para luta. Jornal dos Sem Terra, nº 73. Maio de 1988.

Compartilhar: