Por Daniel Rocha

“Quem foi rei nunca perde a majestade”, essa sabedoria popular não falha e foi fato provado quando antigas carroças utilizadas na limpeza pública da cidade de Salvador (BA), voltaram a ativa para substituir os modernos caminhões coletores.

Isso porque, segundo o jornal A Notícia, de 08 de janeiro de 1915, quando o município ficou responsável pela obrigação de limpar as ruas da cidade e recolher o lixo dos domicílios, desprezou as velhas carroças puxadas por animais aderindo à modernização e o progresso dos automóveis e caminhões.

Ainda de acordo com o jornal soteropolitano, no princípio, a mudança que retirou as carroças de circulação deu bons resultados, mas, não durou muito. Uma crise  assolou a economia do município que ficou impossibilitado de pagar os trabalhadores da limpeza que reagiram organizando greves  que paralisaram o serviço. Na época o setor têxtil, o mais importante ramo de produção da cidade,  foi afetado pelas consequências da Primeira Guerra Mundial (1914 –1918) e a população sofria com a falta de gasolina nos postos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é capture-20210628-123402.png
À esquerda: Crispim Fiscal. À direita: Caminhões coletores

Diante da situação, os caminhões foram retirados de circulação e a cidade  ficou sem recolhimento, limpeza pública e tomada por montões de lixo. A fim de resolver o problema, o governo do município, como medida de salvação pública, recorreu às esquecidas carroças que voltaram a fazer a limpeza da cidade como era  feito no passado antes dos caminhões. De acordo com o jornal, os carroceiros voltaram  sob o comando de uma figura popular conhecida como “preto Crispim Fiscal”.

Ainda sobre a volta dos trabalhadores e carroças destacou o jornal: “Os animais das carroças parece que estavam desacostumados de andar por toda a parte, parando aqui, parando acolá, e não contribuíram para que os serviços fossem feitos de acordo com as necessidades da população.

Tiveram que recorrer aos caminhões, apesar da falta de gasolina”. Contudo,acredita-se, seguiram os carroceiros prestando o  serviços, provando que de fato as qualidades do passado nunca deixam de ser reconhecidas em momentos de crise.

Daniel Rocha*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.  Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com 

O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor.

Compartilhar: