Por Daniel Rocha*

Em 1997, o então prefeito da cidade de Teixeira de Freitas-BA, Wagner Mendonça, expressou descontentamento em relação aos dados do IBGE que foram divulgados na época.

Naquele ano, o Censo indicou apenas 94 mil moradores no município, um número muito aquém das expectativas das lideranças políticas e empresariais da região. No entanto, surge a pergunta: por que isso ocorreu? O que levou a essa discrepância entre as estimativas locais e os dados oficiais do Censo?

Wagner, em seu primeiro ano como prefeito, baseava-se em dados da Fundação Nacional da Saúde e de outros órgãos, que apontavam que a população local estivesse próxima de 120 mil habitantes. Essa discrepância entre os dados do Censo e as estimativas locais gerou debates acalorados sobre a metodologia e precisão do levantamento demográfico.

O prefeito e outras autoridades acreditavam que a cidade havia crescido consideravelmente nos anos anteriores e, portanto, os números oficiais do censo não refletiam a realidade de outros dados, como o número de pessoas cadastradas e atendidas pelos serviços públicos.

Segundo uma nota publicada no jornal A Tarde, no dia 11 de julho de 1997, o prefeito estudou a possibilidade de solicitar ao IBGE a recontagem da população de Teixeira de Freitas: “O Censo de 96 apontou 94 mil moradores no município, número muito aquém. Wagner acredita que a população local esteja perto de 120 mil habitantes.”

Prefeito Wagner Mendonça. Acervo GOI

Contudo, é importante considerar a complexidade dessa dinâmica demográfica que levou a essa discrepância. Embora as autoridades locais sempre tenham esperado que suas demandas e necessidades fossem refletidas no censo, a realidade nem sempre pode ser completamente expressa nas pesquisas. Isso se deve ao fato de Teixeira de Freitas ser uma Cidade – polo e universitária, o que resulta em uma população flutuante.

A presença de uma população flutuante composta por estudantes, trabalhadores temporários e outros grupos transitórios influencia os números do censo e apresenta desafios para a obtenção de um retrato preciso da população total da cidade.

Um resultado mais próximo da realidade interessava ao prefeito, que em seu primeiro mandato (1997-2000) e no segundo (2001-2004), investiu na construção de escolas, Unidades Básicas de Saúde e organização urbana. Esses projetos demandavam contrapartidas federais e estaduais, obtidas de acordo com o tamanho populacional.

Essa característica deve ser levada em consideração ao interpretar os resultados do censo e ao planejar a organização municipal, que deve considerar os diferentes grupos demográficos presentes na cidade e adaptar as políticas públicas de acordo com as flutuações populacionais que tanto chamaram a atenção e despertaram a desconfiança do prefeito Wagner Mendonça e da sociedade civil organizada em 1997.

No presente, em 2023, de acordo com o IBGE, a população da cidade de Teixeira de Freitas, localizada no estado da Bahia, chegou a 145.223 pessoas, conforme indicado pelo Censo de 2022. Isso representa um aumento de 4,97% em relação ao Censo de 2010, mostrando que o crescimento populacional em Teixeira de Freitas continua ocorrendo de forma constante e diversa.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Foto da Capa: Centro de Teixeira de Freitas 2002. Jader Pereira. Acervo: DCTX.

Doação
Você que é fã do nosso site, ajude-nos a continuar trazendo cada vez mais conteúdos novos. Qualquer valor é bem-vindo e será muito apreciado. Cada contribuição nos impulsiona a ir além e a realizar ainda mais.

Faça um doação via PIX: Chave 73998118769

Historia de Teixeira de Freitas

Compartilhar: