Por Daniel Rocha

Teixeira de Freitas é uma cidade apaixonada pelo Flamengo desde a sua formação há mais de 40 anos. Embora não exista uma estatística oficial sobre o assunto, informações sobre a relação do time no passado e o hábito dos torcedores de sair às ruas e ocupar bares com suas camisas vermelhas não deixa dúvida que , mais do que uma atividade de distração, torcer pelo o time é uma obrigação amorosa.

Tanto que a cidade tem um Consulado e uma Embaixada oficial, o “Fla Texas”, criadas por grupos de amigos para organizar atividades sociais, viagens ao Maracanã e reunir fãs durante as transmissões dos jogos em locais específicos como ,por exemplo, a Caldaria e Cia, localizada na Avenida São Paulo, onde acompanhei a vitória do Flamengo sobre o Grêmio pela semifinal da Taça Libertadores da América 2019, no dia 23 de outubro.

Caldaria sempre lotada

No local, além de saborosos lanches, petiscos e bebidas, encontrei orgulhosos rubro-negros, jovens e adultos, trabalhadores de todas as classes, prestigiando o jogo televisionado com a mesma vibração da torcida que em 2009 ocupou todo o centro da cidade para comemorar a conquista do Hexacampeonato nacional.

Reação esperada diante de uma equipe formada com alguns dos melhores jogadores da temporada que ao conquistar vitórias, como a de 5×0 sobre o Grêmio,  colabora para o avanço da paixão local pelo time, sentimento que na verdade é bem mais antiga do que se pensa.

Torcedores de todos os times

Segundo o historiador William Moacir Dethling, na década de 1960 o time amador “Cruzeiro”, uma das primeiras equipes do então povoado de Teixeira de Freitas, também era conhecido como “Flamenguinho” porque jogava vestidos com a camisa do Flamengo, sendo muito popular. O time costumava jogar com outros da região e tinha como lugar de treinamento a antiga praça da TeleBahia. 

Uma prova que o sentimento pelo time vem de longe e contribuiu para formação cultural da cidade que cresce apaixonada pelo clube carioca que ainda hoje incentiva novas formas de interação social, coletiva e de consumo dos torcedores locais. A empolgação dos torcedores permite considerar isso.

Fonte: 

DETHLING, William Moacir. Teixeira de Freitas entra em campo: A história do futebol da cidade de Teixeira de Freitas entre os anos de 1970 e 2000. UNEB – X. 2011.

Compartilhar: