Por Daniel Rocha*

Qual foi o primeiro cinema da cidade de Teixeira de Freitas? O primeiro cinema de Teixeira de Freitas ,BA,  foi o “Cine Elizabete”,  que foi inaugurado no ano de 1964, quando a cidade ainda era um pequeno povoado.

Segundo o proprietário, senhor José Militão Guerra (em memória), em entrevista cedida ao trabalho monográfico: O cinema e o imaginário popular na cidade de Teixeira de Freitas na década de 1960 a 1980, a pioneira sala funcionou de 1966 a 1970 no local onde hoje está a loja de calçados Boroto, em frente à Rodoviária Velha.

Ainda durante a entrevista sobre o cinema, Militão  informou que  depois de instalado no então povoado de Teixeira de Freitas o cinema “Demorou alguns anos para  se popularizar , mas que depois que ficou famoso trouxe mudanças e empolgação ao povo , tanto que só faltavam derrubarem o portão antes das exibições,  todos das roças vizinhas vinham prestigiar. O cinema era grande, o dobro do cinema do shopping”.

Na época havia poucos espaços destinados ao lazer  no então povoado, mas  segundo Militão aos poucos o cinema tornou-se a referência é o maior espaço  de diversão do lugar porque não só exibia filmes, era também   usado para apresentações variadas como festas, shows e eventos locais.

Sobre o Cine Elizabeth, lembrou uma antiga  frequentadora ,Marli Araújo, que  ir ao cinema era uma ocasião especial, momento de sair de casa junto aos irmãos mais velhos ou com os rapazes de confiança da família e de se arrumarem graciosamente para o momento. Diferente dos “moleques” das matinês que iam com qualquer roupa e chinelos.

Sobre os filmes exibidos, lembrou Militão, que diversos clássicos marcaram presença na tela do Cine Elisabete,  os inesquecíveis Bangs – Bangs  e os filmes do Kung- Fu. Filmes que  atraíam milhares de pessoas para a antiga sala e que ele ficava encantado com a admiração do público pelos heróis chineses e os cowboys americanos.

Na época ir ao cinema era um programa feito com uma galera,   turminhas de rapazes e moças combinavam antes na escola e depois de pedir permissão aos pais, seguiram após a aula para curtir o filme em cartaz da semana. “Iam juntos e voltavam também. Geralmente,  as meninas tinham a companhia de um irmão mais velho por perto, para evitar lances ousados por parte de outros garotos,” lembrou a antiga frequentadora.

Algumas anedotas contadas sobre o cinema dizem que na época algumas crianças se escondiam entre as poltronas no final da sessão para pegar a próxima exibição de graça e que algumas subiam em árvores e muros para visualizar os filmes pela entrada de ar do cinema. Disso tudo uma coisa é certa, o “Cine Elisabete”,  como disse ser escrito Militão, ou Elisabeth, como chamam alguns,  não só foi a primeira sala de cinema da cidade,  foi  também a mais divertida que já existiu nas primeiras décadas de Teixeira de Freitas.

Fonte: 

OLIVEIRA, Danilo dos Santos, SILVA, Daniel Rocha da .Cinema – Contribuições no Processo de Formação da Sociedade de Teixeira de Freitas nos anos de 1960, 1970 e 1980. UNEB, Campus X.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X de Teixeira de Freitas – BA

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com.

O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook

Foto: imagem meramente ilustrativa

 

 

Compartilhar: