Por Daniel Rocha


Você se lembra o que rolava no Orkut da cidade? A interação virtual, com as características que conhecemos hoje, se popularizou entre a maioria dos internautas brasileiros quando foi lançado o Orkut em meados da década de 2000, período em que a internet começou a revolucionar os meios e as formas de comunicar de milhões de pessoas no país.

Em Teixeira de Freitas não foi diferente, com a difusão da rede surgiu as primeiras comunidades virtuais relacionada à cidade, como a pioneira “Teixeira de Freitas-BA, criada em 2004, onde todo internauta, seja em casa ou nas Lan houses, que democratizam o uso da Internet, se encontrava para interagir,  comentar festas e acontecimentos, publicar novidades responder perguntas e enquetes.


Lan houses democratizam o uso .

Por exemplo, na Enquete postada no dia 22/08/07 o perfil “Fábio Nogueira Soares” buscava saber qual era o gosto musical dos teixeirenses lançando a pergunta: “Qual o ritmo de música que o teixeirense mais gosta?”

Ao final o placar indicou que para 31%, o Axé era o ritmo musical preferido dos teixeirenses. O Pagode e o Rock dividiu o segundo lugar com 24% da preferência, a frente do Forró que foi escolhido por 22% dos participantes. A enquete destacou a diversidade de preferências existentes na cidade, mas também que houve exclusões na lista de opções, tanto que o perfil “Dhea” protestou: “Arrocha! os teixeirenses em geral! eu ainda tenho cultura!”

Resultado da Enquete

Já na Enquete de 2008 o perfil “Betinho Chagas” perguntou como os membros da comunidade avaliava a administração do prefeito Padre Apparecido, o resultado revelou que estava ótima para 11%, Boa para 17%, Regular para 19%,Ruim para 11% e Péssima para 42% dos que se manifestaram. Apparecido Staut foi reeleito naquele mesmo ano para um segundo mandato.

No fórum da comunidade o um perfil não identificado,   questionou no dia 29 de agosto de 2010: “Gostaria de saber porque  a BR 101 na região de Teixeira, isso é, da divisa BA-ES até a cidade de Itamaraju, estar e sempre foi abandonada. Quem viaja pela BR pode ver na região de Eunápolis e Itabuna, várias frentes de trabalho limpando a rodovia, pintando o meio fio, recuperando trecho ruins, etc. E na região de Teixeira nada é feito (…) porque os deputados radialistas nada fazem?”

Capa da comunidade

Através da comunidade os internautas locais dinamizaram discussões antes restritas a pequenos grupos e pessoas que ao interagir expressavam suas angústias e necessidade de falar da “realidade” sem os filtros e os tratamentos dos tradicionais meios de comunicação, rádio e televisão.

Com os olhos do presente, as enquetes revelam a pluralidade de opiniões dos moradores da cidade da primeira década do século XXI . Criada em 2004 a comunidade foi desativado dez anos depois quando o Orkut encerrou suas atividades no dia 30 de setembro de 2014.

Fonte: Acervo Site Tirabanha

Compartilhar: