Há quase 50 anos atrás, Paul MacCartney teve uma grande inspiração sobre uma canção que lhe veio em mente após uma noite de sono, como ele conta: “Para mim parecia uma canção que já existia, e a letra veio no início como: Scrambled Egg, oh my baby how l Love your leg. Então, percebi que a canção era mesmo minha e que ficava melhor uma frase de três sílabas como ‘yesterday’ ou ‘Sunddenly’ ( John Lennon também influiu na mudança da letra). E ficou então ‘’YESTERDAY’.”

Estamos falando de “YESTERDAY”, a canção que durante todos esses anos recebeu nada mais nada menos que mais de três mil versões de intérpretes como: Chris Montez, Cilla Black, Frank Sinatra, Dianna Ross e Supremes, Willie Nelson, Elvis Presley, James Brown, Nat “King” Cole, Plácido Domingo, José Feliciano, Ray Charles, e tantos outros, além é claro, dos próprios The Beatles e de Paul MacCartney. Uma grande curiosidade de toda essa lista imensa de intérpretes, Marianne Faithfull foi a primeira a interpretar a canção, depois dos The Beatles.

Paul conta que John o encorajou a gravar a canção solo, e que George Martin um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro e considerado o quinto beatle, sugeriu o quarteto de cordas, mas no princípio Paul relutou para aceitar a proposta, pois imagina que não pegaria bem fazer um mix de música de câmara com rock. Mas o bom é que Paul acabou cedendo ao texte e que no final de tudo amou o resultado.

Paul começou a gravação de “Yesterday” no estúdio 2 da EMI, em Abbey Road, no dia 14 de junho de 1965, um pouco antes de seu 23° aniversário, mas o interesssante e até mesmo irônico disso tudo é que “Yesterday” nunca recebeu um Grammy.

 

Marcos Marcelo

Pesquisador, Bacharel em Serviço Social, Produtor Musical, Compositor, Publicitário e blogueiro.

 

 

Compartilhar: