Yesterday – A canção mais popular do planeta

Há quase 50 anos atrás, Paul MacCartney teve uma grande inspiração sobre uma canção que lhe veio em mente após uma noite de sono, como ele conta: “Para mim parecia uma canção que já existia, e a letra veio no início como: Scrambled Egg, oh my baby how l Love your leg. Então, percebi que a canção era mesmo minha e que ficava melhor uma frase de três sílabas como ‘yesterday’ ou ‘Sunddenly’ ( John Lennon também influiu na mudança da letra). E ficou então ‘’YESTERDAY’.”

Estamos falando de “YESTERDAY”, a canção que durante todos esses anos recebeu nada mais nada menos que mais de três mil versões de intérpretes como: Chris Montez, Cilla Black, Frank Sinatra, Dianna Ross e Supremes, Willie Nelson, Elvis Presley, James Brown, Nat “King” Cole, Plácido Domingo, José Feliciano, Ray Charles, e tantos outros, além é claro, dos próprios The Beatles e de Paul MacCartney. Uma grande curiosidade de toda essa lista imensa de intérpretes, Marianne Faithfull foi a primeira a interpretar a canção, depois dos The Beatles.

Paul conta que John o encorajou a gravar a canção solo, e que George Martin um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro e considerado o quinto beatle, sugeriu o quarteto de cordas, mas no princípio Paul relutou para aceitar a proposta, pois imagina que não pegaria bem fazer um mix de música de câmara com rock. Mas o bom é que Paul acabou cedendo ao texte e que no final de tudo amou o resultado.

Paul começou a gravação de “Yesterday” no estúdio 2 da EMI, em Abbey Road, no dia 14 de junho de 1965, um pouco antes de seu 23° aniversário, mas o interesssante e até mesmo irônico disso tudo é que “Yesterday” nunca recebeu um Grammy.

 

Marcos Marcelo

Pesquisador, Bacharel em Serviço Social, Produtor Musical, Compositor, Publicitário e blogueiro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *