Músico Teixeirense se destacando em Salvador

por Marcos Marcelo*

 

Nos últimos anos, Teixeira de Freitas vem sendo palco de exportação de artistas. Grupos musicais, compositores, jogadores, músicos, e por falar em músico temos que citar  JOSAH COSTA, o nosso “Josafá” como é conhecido aqui na cidade e região.

Josah Costa decidiu morar em Salvador para estudar e aos poucos vem se destacando no cenário atuando em peças de teatro, barzinhos, musicais e sem falar no contato que é adquirido com outros artistas do meio.

Conheça um pouco mais sobre o artista Teixeirense que está levando o nome da cidade para o mundo.

JOSAH COSTA

Violonista e Compositor nasceu em Teixeira de Freitas – Bahia em 1984.

Deu início a seus estudos musicais aos 14 anos, com o violão. Mais tarde decidiu aprender Teclado, onde começou atuar no campo da música sacra litúrgica, tocando em missas, formaturas, encontros religiosos, etc., até então essa era sua escola. Depois de alguns convites Josah Costa passou a participar de algumas bandas, assim começou a ser reconhecido na cidade e região.

Em 2005 resolveu morar em Jequié, aonde começou a se apresentar em bares e festas particulares, surgiu então a necessidade de direcionar novamente os estudos ao violão, começou a partir dai uma nova pesquisa no universo da música brasileira, ritmos e técnicas, possibilitando desenvolver maior habilidade rítmica com a mão direita, aumentando assim sua versatilidade no violão.

Depois de ouvir alguns ícones da MPB começou a mergulhar no passado e descobriu inúmeros gêneros artísticos, que posteriormente tornaram-se influentes em seu trabalho, assim como:
Lenine– Itamar Assumpção – Cordel do Fogo Encantado – Gilberto Gil – Caetano Veloso –Richard Bona – Chico Buarque – Bobby Mcferrin – Fela Kuti – Hermeto Pascoal –Tom Zé – Chico Science – Altamiro Carrilho – João Bosco – Paulinho Nogueira –Zeca Baleiro – Nana Vasconcelos – Noel Rosa – Novos Baianos – Geraldo Azevedo.

Josah Costa é um instrumentista impressionante, que não se contenta em produzir sons, mas procura explorar ao máximo os instrumentos e inovar criando variáveis e até novos conceitos de utilização. Em suas apresentações, não raro exibe suas habilidades digitando nas cordas do violão, dois acompanhamentos complementares e simultâneos.

Tem um gosto refinado e toca com facilidade grandes clássicos, no teclado ou violão. Tem se dedicado a conhecer e interpretar grandes nomes da música brasileira, além de enveredar por ritmos e poéticas alternativos produzidos por músicos regionais nordestinos.

Josah Costa atuou em diferentes áreas, Teclado/Baixo/Guitarra/Violão, inclusive Arranjo e Vocais. Entre os momentos de destaque de sua carreira vale ressaltar:

 

Compilações / Participações:

Arcanjo – (1998/1999)

Band’Adiva – (1999/2000)
Teclavoz – (2000/2001)

Aniversário da Cidade (Teixeira de Freitas-BA 2000/2001/2002)
Banda Leva Eu – (2001/2002)
Devaldo Santos e Nonato – (2001/2002)
Ta na Fita – (2000/2003)
Bicho Solto – (2003/2004)
Swing da Cor – (2004)
Território Acústico – (2006/2007)
Café Pequeno – (2008)

Confraternização Caixa Econômica Federal (2009)

TAL (Tempos de Arte Literária 2009/2010)

Orquestra Villa Lobos -(2009)

Abertura do show de Geraldo Azevedo (Teixeira de Freitas BA – 2010)
Banda SobControle – (2011)
Meninus de Branco – (2011)

Trio GABIRÚ –(2011)
Taiana Carega – (2011/2012)
Teatro Castro Alves – Sala do couro – Projeto de Qualificação em Música (Salvador – BA / 2012)

Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho – Projeto de Qualificação em Música (Salvador – BA / 2012)

Espetáculo“O Menino Detrás das Nuvens” – (2013)

Discografia:

Direção Musical/Compositor

O Menino Detrás das Nuvens

– Brincar de ser criança
Amannda Mattos / Cintya Flores / Josah Costa
– Dentro do Peito
Amannda Mattos / Cintya Flores / Josah Costa
– O menino por detrás das nuvens
Cintya Flores / Josah Costa
– O Voô do menino
Cintya Flores / Josah Costa
– Silêncio
Amannda Mattos / Cintya Flores / Josah Costa
– Vem Chegando o Circo
Josah Costa

JURADO:

Participou do 1º e 2º Festival de Música e Artes de Medeiros Neto (2010/2011) para integrar a comissão de jurado.

No projeto “Face Música nas Escolas (2011)” realizado na cidade de Teixeira de Freitas, escolas que participam, tem como objetivo aproximar os estudantes a cultura, estabelecendo assim uma “competição” entre escolas de todo o estado.

PROJETOS:

Ensaio Aberto é um projeto que começou em 2012, a ideia foi criar um ambiente onde se pudesse agregar diferentes áreas culturais e apresentar a um publico alternativo. O projeto ganhou apoio de vários artistas da cidade, em especial Gilson Mello (Músico e Proprietário do Recreios Bar), chegando a agregar, música, poesia, stand up, e claro, um palco à disposição de quem quisesse mostrar seu talento.

Música e Teatro: Recentemente ao receber convite voltado à direção musical juntamente com Amannda Mattos da peça teatral “O Menino Detrás das Nuvens”, sob a direção geral de Tacira Coelho, vem buscando enveredar pelo caminho das múltiplas linguagens entre o teatro e a música, sendo, inclusive, atuante em cena.

 

Fonte: http://josahcosta.blogspot.com.br/

 

Marcos Marcelo

Assistente Social, Pesquisador, Músico, Produtor Musical, Compositor, Publicitário e blogueiro.

 

 

One thought on “Músico Teixeirense se destacando em Salvador”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *