Por Marcos Marcelo *

Foi concluído neste ultimo domingo dia 03 de novembro no Departamento de Cultura o curso de qualificação em música oferecido pela FUNCEB com certificado reconhecido pelo MEC, com a carga horária de 60 hrs. O curso foi muito interessante, bastante comentado pela cidade e região e os músicos tiveram o prazer de trocar experiências com profissionais qualificados que vieram de Salvador. Foram quatro módulos:

Primeiro Módulo – o preparador vocal Marcelo Jardim que proporcionou dias produtivos onde foram discutidos alguns pontos, avaliações, exercícios respiratórios, dinâmicas e apresentações.

Segundo Módulo – O profissionalismo do professor de música, saxofonista e arranjador Vinicius Freitas, onde a turma entrou de cabeça na teoria musical, percepção, prática de conjunto.

Terceiro Módulo – O Violonista, coordenador pedagógico do centro de Formação em Artes Edu Fagundes, professor de música que trouxe muitos conhecimentos musicais onde a turma sugou o máximo de suas informações.

Quarto Módulo – O grande contrabaixista Alexandre Montenegro, músico renomado, conceituado, mudando a visão dos contrabaixistas da cidade e da região mostrando seus conhecimentos e falando sobre a sua carreira solo.

Os músicos da cidade saíram com outra concepção do que é música, e que precisam buscar conhecimentos, estudos, dedicação para se profissionalizar, e um dos pontos mais comentados entre a turma foi à união dos artistas da cidade, os trabalhos em conjunto a busca de recursos para a melhoria da classe.

O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), e a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através de sua Diretoria de Espaços Culturais (DEC), o Programa de Qualificação em Artes 2013, que alcançou 15 cidades de diferentes territórios de identidade da Bahia.

Foram oferecidos cursos de qualificação para profissionais das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, em 20 turmas nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Os artistas teixeirenses agradecem aos professores e a todos envolvidos por trazer tantos conhecimentos e mostrar onde a música pode levá-los, o profissionalismo, o reconhecimento, os frutos que são colhidos através do trabalho.

 

Marcos Marcelo

Assistente Social, Pesquisador, Músico Freelancer, Produtor Musical, Compositor, Publicitário e blogueiro.

Compartilhar: