GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA CALÇADAS PADRONIZADAS NO CENTRO

Por (Daniel Rocha)

Foi na Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Praça dos Leões, que o negro pioneiro Manuel de Etelvina e outros comerciantes abriram, no ano de 1950, as primeiras casas comerciais, na época, chamadas de “vendas” pela população.  

A partir disso, houve, então, o surgimento do pequeno povoado do Comércio dos Pretos. Este, que mais tarde, foi apelidado de “Tira-Banha” e, tempos depois, oficialmente chamado de Teixeira de Freitas.

Em meio ao aglomerado de “vendas”, surgiu a Praça dos Leões. Este espaço, com o tempo, foi usado, aos domingos, por comerciantes autônomos e feirantes, os quais eram exprimidos entre ruas abertas clandestinamente, sujas com frutas podres e estrume dos animais de cargas.

Neste caótico cenário, alguns imóveis foram construídos e ruas abertas às pressas de forma não planejada e eficiente. Quanto mais a concentração de construções ia se expandindo em direção ao norte, mais as ruas iam ficando apertadas e desordenadas.

Essa desordem, até pouco tempo, permanecia preservada nos traçados irregulares dos passeios escondidos e, estes, com iluminação inexistente.

Assim, a urbanização desordenada daqueles idos anos 50, do século passado, permitiu, neste início de século XXI, que se fizesse presente, onde hoje é o centro comercial de Teixeira de Freitas, um trânsito caótico e calçadas apertadas, resultando, na Avenida Marechal Castelo Branco, tanto nas calçadas quanto na via de tráfego de veículos, uma deficiente mobilidade urbana.

Sete administrações depois da emancipação de Teixeira de Freitas, a gestão de João Bosco iniciou em 2015, uma verdadeira revolução, no que diz respeito à melhoria da mobilidade urbana, da principal avenida comercial da cidade.

Tal modificação consistiu na padronização, desobstrução, iluminação, além de outras intervenções, das calçadas da Avenida Marechal Castelo Branco. O intuito da intervenção foi a de garantir espaço democratizado do ir e do vir de qualquer cidadão e cidadã.

As novas calçadas foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 22 de janeiro de 2015. Elas possuem guias demarcadas para deficientes, contém rampas para o acesso de cadeirantes, jardinagem e nova iluminação.

Aílton Agente de Saúde afirmou que a democratização das vias é importante não só para as pessoas que vão às compras e que transitam intensamente pelas calçadas da Avenida Marechal Castelo Branco, como também favorece significativamente aos comerciantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *