Por Daniel Rocha

 A ESF Wilson Brito, localizada no centro da cidade de Teixeira de Freitas,  atende parte da população do centro e o bairro Wilson Brito, chega aos dez anos de existência mostrando suas ações.

Ações preventivas realizadas graças ao trabalho conjunto  entre profissionais   que formam a equipe, enfermeiro, agentes comunitários de saúde, médicos, digitador, vacinador, recepcionista, técnicos e profissionais do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e  do apoio da Atenção  Básica do município. Conheça algumas das atividades desenvolvidas nos últimos dias por umas das equipes de saúde mais atuantes da cidade de Teixeira de Freitas. Confira:

 

Trabalhando no território

 

 

dacd029f-7452-4a71-ac8b-9bbaa887c710

 

No dia 15/09/16 foi  realizado na Escola Estadual Henrique Brito palestra sobre as DSTs. O trabalho foi executado em parceria com o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento da cidade. O objetivo da atividade foi conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção e higiene pessoal dentre outros assuntos relacionados.

 

 

Saúde preventiva: é de pequeno que se aprende! 

 

 

 

2d6cbc94-ec8e-41e3-bd35-bac3385c40e8

No mês de agosto  foi organizado mais um encontro do projeto Roda de Leitura na unidade de saúde, o encontro ocorre uma vez ao mês e é destinado às crianças da comunidade beneficiárias do programa Bolsa Família.

Realizada a mais de cinco anos pela equipe a roda trabalha temas pertinentes a comunidade e tem como objetivo orientar e incentivar hábitos saudáveis como o da leitura.
Além do horizonte

 

IMG-20160729-WA0064

Com a ação do Lado a Lado visitamos nossos pacientes internados. O programa é realizado a mais de três anos e visa apoiar e auxiliar a recuperação de pacientes internados  em estado de abandono ou não.

 
O pensamento é o fundamento

 

 

20160913_154005

 

Em razão do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência a  comemorado no dia 21/9/16 foi realizado dia ,12/09/16, pela equipe de saúde um bate papo na sala de espera sobre as dificuldades das pessoas com algum tipo de deficiência.
No dia também foi exibido um curta animado “A hora de Heloísa “, para crianças durante a Roda de leitura. O objetivo foi conscientizar e sensibilizar os participantes sobre às dificuldades enfrentadas pelos deficientes. Foi realizado dia 19/09/16 palestra educativa sobre os problemas do aparelho digestivo e a importância da alimentação.

 

Além da consulta
48ec8f09-7c5d-4777-88da-f7cf5edbfe91
No dia 19/09 foi realizada no salão da cultura palestra sobre doenças do aparelho digestivo e a importância da alimentação saudável.

O público-alvo foram os pacientes que fazem uso da medicação Omeprazol. A explanação ficou por conta da residente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Barbara, Doutora Mariângela e profissionais do NASF-Norte.

 

Unidade: Um espaço de diálogo e participação
33db9569-fe4f-4230-9993-922b55bd2395
A sala de espera da unidade é lugar de trocas de saberes e experiências. Por isso em razão do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, foi realizado uma roda de conversa com as pessoas presentes sobre  como evitar e tratar a depressão, um dos maiores causadores do mal.

A roda de conversa foi encabeçada pelos agentes comunitários e contou com a participação da enfermeira e da médica da unidade.

 

 

Compartilhar: