Por Daniel Rocha

O SINDACESB – Sindicato dos Agentes comunitário de saúde e endemias do extremo sul da Bahia esteve durante a semana na capital federal, Brasília, onde participou de importantes eventos organizado pela Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (Conacs)  contra a “nova” PNAB (Política Nacional da Atenção Básica) e  em defesa do SUS.

Um dos pontos mais críticos da PNAB 2017 é a atribuição, aos agentes de Saúde, de atividades asseguradas por lei aos técnicos de enfermagem, descaracterizando  desta forma a natureza  da profissão e o modelo preventivo.

No dia 03/10  os sindicalistas do  SINDACESB  estiveram presentes no  1º Seminário Nacional da Revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e o papel do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias (ACS/ACE), organizado pela Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (Conacs) em Brasília. O evento foi realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados onde dezenas de ACS/ACE   cobraram mudanças na PNAB editada.

 

cf9d4b0b-6db4-4de4-9920-88ea32dc0b01

No dia seguinte, 04/10, enfrentando uma realidade dissonante da sonhada por todos, longas filas e espera os representantes sindicais conseguiram chamar a atenção dos deputados para o retrocesso que representa a “nova” Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, durante a sessão solene pela celebração do dia nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Combates às Endemia realizada no no Plenário Ulysses Guimarães.

 

Como resultado das mobilizações e protestos houve uma reunião com o Ministro da saúde Ricardo Barros agendado para a próxima semana, quarta-feira (11/10). A expectativa da categoria é que através do diálogo com os representantes da CONACS os pontos contrários da portaria, que ameaça a saúde básica como um todo, sejam revistos.

 

DIA DOS AGENTES DE SAÚDE • FOTO LUÍS MACEDO CÂMARA DOS DEPUTADOS • 04102017 (02)

 

“Foi um momento marcante para nossa história, pois encabeçamos a Luta pela queda da PNAB (Política Nacional da Atenção Básica) aprovada no último dia 21 de setembro do corrente ano, através da Portaria 2436/17. Conseguimos somar forças com diversos segmentos e entidades representativas e também defensoras do SUS (Sistema Único de Saúde). Onde outros profissionais ligados às U.B.S’s (Unidades Básicas de Saúde), compreenderam que esta nova Política da Atenção Básica, traz sérios prejuízos às todas as categorias e ferem diretamente os princípios do SUS, principalmente quanto a garantia da Equidade. Provamos mais uma vez que nossas mobilizações não se resumem tão somente na luta por nossos Direitos, mas sim, por um sistema único de saúde mais forte e uma Atenção Básica mais resolutiva”. Frisou o coordenador Geral da SINDACESB, José Félix, sobre a presença em Brasília.

Compartilhar: