Exposição de Teixeira de Freitas: Uma festa de 43 anos

Por Daniel Rocha

Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, realizada entre os dias 18 e 22 de outubro no parque de Exposição Timóteo Alves de Brito, chegou a sua 35º edição consolidada como uma festa de diversão e distração para o povo e um bom negócio para os agropecuaristas, empresários e políticos do município.

Organizada pela primeira vez no ano de 1974, a exatos 43 anos, a primeira exposição agropecuária foi uma iniciativa dos ruralistas do então povoado de Teixeira de Freitas, cujo economia girava em torno da exploração da madeira e da agricultura.

Com o intuito de inserir a cidade na rota do agronegócio nacional que estava em expansão no país e reafirmar discursos políticos, da época, o evento chamou a atenção do extremo sul da Bahia e consagrou o modelo de intervenção elitista que a anos vinha dominando a região que, desassistida pelo poder público, corria para os braços do empresariado local que investia e promovia obras eventos de acordo com os seus interesses.

No presente, em uma cidade cada dia mais comercial e universitária,  os produtores buscaram com a realização do evento assegurar suas posições e garantir  o  protagonismo político no lugar.

Aliás, a mistura festa e política é algo que nasceu com a exposição. Na primeira edição, por exemplo, o evento recebeu a visita de Alysson Paolinelli, ministro da Agricultura do governo militar Geisel em 1974, do governador João Durval em 1986 e Rui Costa esse ano de 2017.

Além dos políticos e seus interesses outras autoridades ligadas à política e a instituições financeiras oficiais e particulares circularam pela festa a fim de promover produtos e negócios durante os leilões das melhores e diferentes raças de gado, corte e leite, da região.

Ao povo restou contemplar as várias propostas de entretenimento, vaquejada, parque de diversão, o show do Cabaré, artistas locais, comidas típicas e outras distrações. Para os populares a festa durou cinco dias, para o agronegócio já dura  mais de 43 anos.

CONTATO

CONTATO

Fale Conosco






tirabanha@tirabanha.com.br + (73) 98128-7315 ou (73) 998118769