Copa do Mundo 2018 – A febre da troca de figurinhas em Teixeira de Freitas

 

Por Daniel Rocha

Para alguns teixeirenses a Copa do Mundo da Rússia 2018 já começou com o lançamento do álbum de figurinhas da Panini, febre entre algumas crianças, dispostas a fazer de tudo para conseguir os  cromos dos jogadores faltantes, e alguns adultos, colecionadores que, dentre outras coisas,  cobram a tradição da solidariedade na troca, para fechar o álbum antes do início oficial do campeonato mundial no dia 14 junho.

2018-03-30-album-panini

A febre das figurinhas da copa vem se espalhando por algumas escolas e locais de trabalho pela cidade e pode ser melhor sentida nas Bancas de Revistas que aproveitando a procura pelo álbum, que custa em média oito reais, e pelo pacotinho de cromos, que custa dois reais, promovem os encontros de trocas que tem atraído um número expressivo de colecionadores.

Na Banca Visão, por exemplo, que fica na praça da Bíblia, a troca é organizada todo domingo pela manhã (a partir das 8hs, até o final da copa do mundo) se tornou um dos locais preferidos dos aficionados de todas as idades.

Para Otávio Mello, 10 anos, que desde do lançamento do álbum em abril os encontros são divertidos e possibilita a interação e a amizade entre os colecionadores. “Se você não participa da troca não passa as repetidas e gasta mais dinheiro …. Não tem a mesma graça colecionar sozinho.”

d150cc03-76df-4661-9a21-94f7e55753f5

No entanto durante as trocas é possível perceber um embate de postura entre os colecionadores mais experientes, adultos e idosos, e os mais jovens, crianças adolescentes, garotos e garotas que não hesitam meios para alcançar seus fins de completar o álbum.

Os adultos reclamam que os mais jovens não estão comparecendo a troca com o espírito de solidariedade que deve haver entre os colecionadores. “ Tem meninos que pede pacotinhos em troca de uma figurinha e até mesmo dinheiro quando percebe que se trata de uma mais difícil de ser encontrada, isso desvirtua a ideia de troca.” Desabafa João W. Mendes ,43 anos, que reluta em usar aplicativos  para pedir as poucas figurinhas faltantes pela internet.

90879261-6b02-4449-b5b8-59fea6c684ea

Mesmo assim o clima do lugar é animado e repleto de momentos divertidos proporcionado pela interação dos jovens e adultos em meio aos interesses comuns, evidenciando aspectos atuais do velho e bom embate entre as gerações.

CONTATO

CONTATO

Fale Conosco






tirabanha@tirabanha.com.br + (73) 98128-7315 ou (73) 998118769