Por Daniel Rocha*

Depois de adotar medidas de segurança preventiva contra o Covid-19, o Cine Teixeira retornou às suas atividades em dezembro de 2020, trazendo de volta a opção de assistir filmes onde se deve,na sala escura do cinema. Contudo, não foi a primeira vez que o cinema local teve que adotar mudanças e estabelecer regras diante de um “momento incomum”. Bora recordar?

Em 2001, o Cine Teixeira aderiu à campanha de racionamento de energia elétrica durante o apagão que afetou o fornecimento e distribuição no país, entre junho de 2001 e fevereiro de 2002, no decorrer do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que foi obrigado a lançar uma campanha para reduzir o consumo e evitar cortes forçados de energia em todo Brasil, os apagões, causado por uma estiagem e falta de investimento público no setor.

Em agosto de 2001, por exemplo, seguindo as regras de racionamento, o filme “O retorno da Múmia”, um dos grandes lançamentos do ano, foi exibido durante a semana no Cine Teixeira II apenas no horário das 18 horas para que as crianças e os jovens estudantes da época, mais interessados no filme, como este que vos escreve, pudessem voltar mais cedo para casa e assim evitar acontecimentos ruins nas ruas escurecidas pelo racionamento.

Já no início da década de 2010, o Cine Teixeira exibiu sua uma campanha institucional de conscientização sobre a necessidade de se respeitar algumas normas de educação e sociabilidade a fim de garantir a conservação da sala que havia passado por reformas, o conforto, a privacidade e a boa experiência do público de todas as idades.

O vídeo que era exibido antes dos filmes trazia uma jornalista ,Miriam Ferreira, sugerindo algumas regras para boa convivência e conservação do espaço em uma época em que, conforme meu olhar empírico, o celular tornava- se mais moderno e popular entre todos e todas.

Dentre as orientações e regras exibidas estava a de não atender ao telefone durante a exibição do filme, não colocar os pés na poltrona e não conversar no decorrer da exibição. Gravado com a participação do público a campanha fez grande sucesso, era divertido, e ajudou a conter mais a extroversão dos jovens e adultos diante das notificações luminosas e incômodas.

No contexto de saúde vinculado à pandemia de Covid-19, em dezembro de 2020, depois de um longo período sem atender o público, por força de decretos sanitários, novas regras foram adotadas e postas em prática para garantir a segurança dos presentes, como a disponibilização de recipiente com álcool na entrada da sala, distanciamento de um metro entre cada pessoa através da demarcação de poltronas e a exigência do uso de máscaras, cuidados ainda vigentes até que toda população esteja vacinada com as duas doses da vacina.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook


Compartilhar: