No dia 19 de agosto de 2021, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de combate às Endemias do Extremo Sul da Bahia (SINDACESB), através dos seus representantes, José Félix, Paulo Alves e Daniel Rocha, participou de uma reunião com o coordenador estadual da Atenção Básica ,Cristiano Sostenes, e a nova secretária de saúde do Estado, Tereza Paim, realizado na Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), na capital Salvador.
A reunião que contou também com a presença de lideranças regionais e de Ilda Angélica, presidenta da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde de Combate às Endemias (CONACS), a primeira vice-presidente Lúcia Gutemberg, da futura presidente da Federação Sindical Zilar Portela e demais lideranças das categorias no estado, teve como principal pauta os trinta anos do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e de lutas da profissão, os desafios e dificuldades vivenciadas na atualidade pelos profissionais em toda Bahia e a necessidade da volta do estado na realização dos próximos processos seletivos.

Durante o encontro, os representantes regionais deixaram claro que no momento os profissionais vem enfrentando problemas relacionados a perda dos direitos em alguns municípios e problemas relacionados a seleções recentes dos profissionais Agentes C. de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias e solicitaram melhores condições de trabalho para todos e transporte para os agentes da zona rural e para os que percorrem longas distâncias.

A secretária Tereza Paim, se mostrou interessada na exposição e afirmou reconhecer a importância da categoria e da Atenção Primária para a saúde pública nacional. Bem como, a necessidade de comemorar os 30 anos do PACS ( Programa Agentes Comunitários de Saúde, pelo estado da Bahia. Também se colocou à disposição para a busca de saídas viáveis às problemáticas relatadas pelos representantes da classe trabalhadora.

“Ocupar estes espaços, não são gastos, mas investimentos para nossas categorias e oportunidades de está mais próximos daqueles que podem e devem ofertar apoio, fomentar melhores recursos ou cobrar do governo federal que destine tais recursos, para melhor aparelhamento e condições de trabalho das nossas categorias. Também, é necessário que tenhamos mais momentos como estes. Onde podemos olho, no olho, cobrar do estado mais atenção. Assim o SINDACESB, através de seus diretores presentes nesta reunião, sendo: Eu José Félix, Daniel Rocha e Paulo Alves, cobramos três coisas que consideramos essenciais para nossas categorias neste momento:  1° Que o Estado assuma novamente o comando da realização dos Processos Seletivos dos ACS’s e dos ACE’s na Bahia; 2° Dê  condições de trabalho aos profissionais ACS’s e ACE’s da zona  rural e comunidade de difícil acesso em especial;3° a criação  de uma cartilha com orientações para implantação do plano de carreira  nos municípios (em observância da lei Federal 12994/14,supervisionado pelo estado) e a informatização das categorias e equipes. Esperamos que estas reivindicações sejam atendidas e que tenhamos dias melhores para nossas categorias. Estaremos na próxima semana retornando para Salvador e certamente colheremos bons frutos destes encontros. Oremos por nossas lideranças e por nossas lutas,  frisou José Félix, coordenador Geral do SINDACESB.

Compartilhar: