Por SINDACESB

Os Agentes comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de  Combate às endemias (ACE) de todo o Brasil, foram  convocados pela CONACS, Confederação Nacional das categorias, para participarem de uma  grande mobilização que foi realizada  na segunda-feira, 04 de outubro, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, por convocação da presidenta da Confederação, Ilda Angélica. O movimento  foi realizado em alusão  ao Dia dos Agentes Comunitários de Saúde  e dos Agentes de Combate às  Endemias, comemorado na data.

A manifestação teve como ordem do dia, o pedido para derrubada do veto 44 no item 8 à LDO, (Lei de Diretrizes Orçamentária), imposto pelo governo  Bolsonaro  que inviabiliza  a atualização  do Piso Salarial Nacional  das categorias. A aprovação  da PEC 14 e 22 e, para além  disso,   o fim do trâmite e proposta da PEC 32, que ameaça o futuro e existência   do serviço  público brasileiro.

No movimento, o SINDACESB, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Extremo sul da Bahia,   foi representado pelos seus coordenadores, José Félix e Daniel Rocha, e diretores (as) delegados(as), Ivan Luz e Uanderson Moreira, de Medeiros Neto, Magnólia Nery, de Nova Viçosa, Alexsandro Rocha Silva, de Itamaraju, e luzinete Ferrugine,  de Itanhém. 

Diretores e delegados do SINDACESB

Durante a manifestação  que começou  às  08hs e terminou 17hs  da tarde, a presidenta e os diretores da CONACS, dentre estes  o nosso coordenador José Félix, foram convocados pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB), presidente da frente Parlamentar de Apoio aos ACS’s e ACE’s da Câmara  dos Deputados. Onde estiveram participando  na sala das Comissões, de número 10,  de uma reunião com vários deputados federais, em que estas lideranças,   de público, reafirmaram o compromisso de que o veto deverá  ser derrubado. 

Com relação ao evento, disse o coordenador geral do SINDACESB, José Félix:  primeiro lugar quero louvar ao nosso Deus e parabenizar a todos os ACS’S e os ACE’S pela passagem do nosso dia. Deus continue nos abençoando, nos dando sabedoria, saúde e força. 

Concentração no DF

Quanto à reunião, foi de grande importância, pois faz-se necessário a nossa presença em Brasília e certamente sempre pela graça de Deus, trazendo sempre aprendizado e as nossas vitórias. Vale ressaltar o esforço dos Deputados Federais, em especial  do presidente da Frente Parlamentar de Apoio às nossas categorias, o deputado Hildo Rocha. Estiveram compondo a Mesa, além do Hildo Rocha, Ilda Angélica, os Deputados Federais, Gil Cotrin ( PDT ), Zé Neto (PT). A pedido do deputado federal Hildo Rocha, o primeiro vice-presidente da Câmara dos deputados, o deputado federal Marcelo Ramos( PL). 

Que confirmou seu apoio e compromisso para derrubar o veto 44 da LDO, e de fazer tramitação PEC 14/21, o mais breve possível. O que deixou muito feliz todos os colegas ACS’s e ACE’s, presentes em Brasília.  Parabéns para esta guerreira , a nossa presidente Ilda Angélica, pela garra, compromisso e dedicação nas nossas lutas. Parabenizar todos os colegas, que não mediram esforços para estarem na Capital Federal e desta forma,fortalecer ainda mais as nossas lutas, em Brasília. Parabéns aos colegas da Comissão do SINDACESB, que vieram mais uma vez para a batalha. Dizer que sempre bom está nas lutas e saber que todos podem contribuir com as nossas lutas.  

Agradeço ao deputado federal Jorge Solla do (PT), que sempre está conosco nas muitas lutas em Brasília  que reafirmou seu compromisso com as pautas das nossas categorias, bem como, o apoio de todos os deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores, pela derrubada do veto 44 e demais pautas.  continuemos orando e lutando.   Pois a vitória, já é nossa em nome de Jesus. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Compartilhar: