Assim como outras unidades de saúde do município de Teixeira de Freitas, a ESF – Wilson Brito, centro, participou da campanha do novembro Azul, mês de mobilização voltada para a conscientização do rastreamento do câncer de próstata, organizada pela secretaria de saúde, através do departamento de Atenção Básica, de Teixeira de Freitas, Bahia. 

A unidade que atende os bairros;Wilson Guimarães, “Buraquinho”, parte do Novo Horizonte, Jardim Europa e do centro da cidade, e que fica localizada no Ambulatório Central, foi o local onde a secretaria de saúde do município realizou na noite da quarta-feira, dia 17/11, a campanha “Papo de Homem”, o primeiro evento especial, do ano, relacionado ao Novembro Azul de rastreamento do câncer de próstata no município.

Agente comunitária Rose Neves em ação

No evento que foi oferecido os serviços de teste rápido de VIH, sífilis e hepatites virais, aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corpórea (IMC), avaliação nutricional e atendimento clínico, buscou-se fomentar o autocuidado e a consciência em todos os homens de qualquer faixa etária. 

Com o mesmo intuito, ações de esclarecimento já vinham sendo realizadas desde o início do mês pelos Agentes comunitários de Saúde, médico, enfermeiro e outros profissionais da equipe, com o propósito de mobilizar a consciência e promover a necessidade de realização de consulta e exames precoces como meio essencial para rastreamento do câncer. 

A equipe e o enfermeiro Rômulo Rangel, realizou nas primeiras semanas do mês, a escuta qualificada e atividades voltadas para grupos específicos que trabalham ou atuam na sua área de influência, como, por exemplo, uma ação de assistência básica no cuidado à saúde dos homens realizada na tarde do dia 12 de novembro, voltada para os trabalhadores da Guarda Municipal.  

Atividade voltada para guarda municipal

Trabalho de escuta e orientação que também contou com a participação dos estudantes, estagiários, do curso de nutrição da Faculdade Pitágoras, que abordou a importância da alimentação saudável.  

Ainda conforme o enfermeiro da unidade, Rômulo Rangel, a expectativa é que todas essas ações promovidas pela unidade e   secretaria de saúde, através da Atenção Básica, conscientize ainda mais a população e revertam o declínio histórico de procura pelos exames de rastreamento (PSA) e outras doenças ocorrido durante a pandemia em 2020 e outros fatores. 

Dia do “Papo de Homem” na unidade

“A ação organizada pela Secretaria de Saúde e Atenção Básica alertou para um assunto importante que é a saúde do homem e o autocuidado. Prevenção é vida,” frisou o enfermeiro. 

Compartilhar: