Conversando o Samba abordará o tema: As mulheres no samba. O evento virtual e gratuito acontecerá em três edições, com início na próxima quinta-feira (27/01), às 19h, no perfil do Instagram @ondecurtirsamba_oficiall, e contará com tradução simultânea em libras, e legenda no IGTV. Neste primeiro encontro, teremos como convidadas: Rose Belo, Marcinha Bebê e Barbara Sousa. 

Conversando o Samba é um projeto produzido anteriormente pelo bloco carnavalesco Quero Ver o Momo, que fomenta a cultura do samba, abordando suas diversificações e vertentes, deixando registrada a mistura de ritmos e tradições que marcaram a história do Brasil. As duas primeiras edições anteriores aconteceram em 2019 de forma presencial.  

Este ano, Conversando o Samba terá como mediadores, Cris Santana (Produtora Cultural) e Luís Augusto Silva (CEO Site Onde curtir samba), ambos fazem parte da Diretoria atuante do Bloco Quero ver o Momo, que intermediará debates com abordagem de cada uma das convidadas e o envolvimento delas com o samba e a resistência em relação a permanência das mulheres no cenário sambista, este que é um ritmo genuinamente ocupado por homem.  

O projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. 

O portal Onde curtir Samba é o primeiro veículo de internet a fomentar e divulgar o gênero musical do samba e suas muitas vertentes na Bahia. O site foi criado pelo empresário Luís Augusto Silva e lançado em 2009, com a proposta inicial de uma agenda eletrônica com divulgação dos eventos, bandas e artistas. Durante o período de pandemia do coronavírus, o portal precisou ser suspenso temporariamente, dando vez às redes sociais (Instagram e Facebook), que juntos possuem quase 25 mil seguidores.  

Luís Augusto Silva acredita que a Lei Aldir Blanc é uma excelente ocasião para oxigenar a cadeia produtiva do samba, dando oportunidade de dar continuidade a alguns projetos: “Neste momento, onde o segmento de cultura foi o mais atingido devido ao distanciamento social, uma Lei como Aldir Blanc, realizar mais três edições deste projeto produzido anteriormente no Bloco Quero Ver o Momo é fantástico”.  

Rose Belo – É sambista e idealizadora do Espaço Cultural Descida do Kilombo e do Coletivo Cultural Kilombo; além de ser Doutoranda em Educação pela UFBA, Mestra em Educação pela UNEB, Graduada em Letras Vernáculas e também graduada em Letras com Inglês pela Universidade Católica do Salvador com habilitação para as respectivas Literaturas, especialista em História Social e Cultura Afro-brasileira. 

Marcinha Bebê – A musicista (percussionista e instrumentista) começou na estrada como sambista de pagode, samba e partido alto, desde os 12 anos de idade, tocando surdo, tantan, pandeiro, repique de mão, de anel, dentre outros. Fez parte de grupos como: SP10, Samba de Irmão, Katulê, Sangue Brasileiro, Irmãos Jamaica, Gal do Beco, Ju Moraes. Além disso, acompanhou artistas de quase todo o Brasil que vieram à Salvador como: Arlindo Cruz, Reinaldo (o Príncipe do Pagode), Mumuzinho, Chrigor, Délcio Luiz, etc. 

Bárbara Sousa – Apresentadora de lives e Influencer digital autodidata traz no sangue a coragem e baianidade da mulher guerreira que busca fazer do limão uma limonada. Graças à  vasta experiência no meio comercial e a seu carisma, se reinventou no cenário atual da pandemia do COVID-19, e digitalmente por meio de lives e comerciais digitais, contribuindo para a interação e o entretenimento durante o período de distanciamento social. Sendo assim, caiu de cabeça nesta oportunidade e começou um trabalho de divulgação, trazendo para realidade do momento a experiência que adquiriu quando esteve como líder de equipe nas empresas Magazine Luiza e Casas Bahia. 

Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais das categorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória e Tradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformas de streaming para realização das propostas. 

Serviço: 

3ª edição de Conversando Samba 

CONVIDADAS: Rose Belo, Marcinha Bebê e Barbara Sousa  

QUANDO: 27 de janeiro de 2022, às 19h

ONDE: Canal oficial de Onde curtir Samba no Instagram: @ondecurtirsaamba_oficiall  

QUANTO: Gratuita 

CLASSIFICAÇÃO: Livre 

Compartilhar: