Por Daniel Rocha

A bandeira de Teixeira de Freitas foi criada para representar a cidade. Seu uso foi regulamentado através da lei nº 4.452, de 09 de maio de 1986, ano em que Teixeira de Freitas comemorava  seu primeiro ano de emancipação política e administrativa. A bandeira simboliza  o mito de origem da cidade  e o poder político instituído.

 A faixa azul horizontal representa o Rio Itanhém,  que ao longo da nossa história proporcionou a mobilidade local e ofertou uma variedade infinita de peixes para comunidades rurais, Fazenda Cascata , Nova América, Serraria, Arara e Caraípe.

A faixa vermelha e azul, verticais, representam o estado da Bahia e a BR-101, marco divisor da nossa história. A estrada aberta no final da segunda metade do século XX favoreceu o escoamento da madeira, a produção agrícola e o crescimento econômico e populacional do povoado de Teixeira de Freitas.

O sol amarelo surgindo por trás das faixas representa o novo município que nasceu ao desmembrar-se das cidades de Caravelas e Alcobaça, representadas pela cruz de malta, no litoral da região. O branco representa a paz.

A bandeira foi criada por Antônio Carlos de Brito a pedido da câmara municipal de Teixeira de Freitas  e do prefeito Timóteo Alves de Brito,  eleito  na primeira eleição da cidade  realizada em  1985.

O símbolo municipal foi aprovado em hasteada pela primeira vez na sessão solene realizada no dia sete de setembro de 1986, pelo  então presidente da câmara local José Sérgio Figueiredo, grande entusiasta  da criação. Vale lembrar que naquele ano não havia o prédio da atual Câmara Municipal, as sessões eram realizadas no salão do Clube Jacarandá ou no Rotary Club.

Por fim a bandeira, hoje presente nas praças, escolas e  alguns órgãos públicos, simboliza a nossa organização democrática e política. Os marcos fundadores do pequeno povoado  chamado, primeiramente,  de Comércio dos Pretos ,Tira -Banha e ,definitivamente, após a emancipação,  Teixeira de Freitas.

Daniel Rocha*

Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.  Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com 

O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor.

 

Fontes:

Panfleto: Nossa bandeira.  Produzido e distribuído em 1994  por José Sérgio e A.C.Brito.

Referencia:

Lewis Mumford. A cidade na história – suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998 4ª ed. primeira edição

 Imagens: Google imagens.
 
 
 

Compartilhar: