Por Daniel Rocha 

Pouca gente sabe ou já observou que na Praça dos Leões, localizado no centro da cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, há um monumento que faz referência ao filme de animação tradicional “O Rei Leão” (1994) que, como a versão lançada esse ano de 2019, reinou absoluto entre as crianças.  

Construída no final da década de 1960 e reformada no final de 1970, durante a administração do prefeito alcobacense Gerson de Oliveira Costa, o “Caboclinho,” a Praça Castro Alves é popularmente conhecida como a “Praça dos Leões” devido às diversas esculturas decorativas colocadas em seu entorno. 

Já escultura  em questão, que tem semelhança a “A pedra do Rei”,  foi montada no início da década passada, 2000, durante a reforma feita pelo então prefeito Wagner Mendonça que revitalizou a abandonada praça pública que nos primórdios da cidade foi ponto de encontro de caçadores e lugar da realização da primeira feira do então povoado. 

Mas qual o sentido da colocação dessa escultura que faz referência ao filme na Praça dos Leões?  Não foi possível apurar de quem partiu a ideia ou quem montou, mas é possível supor que a intenção foi fazer um paralelo entre as esculturas dos leões da praça com o filme americano. 

Visando, por assim dizer, na melhor das hipóteses,criar uma atração turística ligada ao entretenimento, consumo e diversão. Uma perigosa padronização cultural que não possibilita, sem provocações, reflexão.

Vale ressaltar que na praça, junto ao monumento, apenas uma placa, com menos destaque, lembra a importância do local como um lugar de memória, história e marco zero da cidade.  

Fonte:

História de Teixeira de Freitas – Praça dos leões: Parte final

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X. 

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Compartilhar: