A trajetória de Aparecido Staut, Padre e ex- prefeito de Teixeira de Freitas

 

 

 

Por Daniel Rocha

Teixeira de Freitas ficou de luto com a morte do o ex- prefeito Padre Apparecido que ocorreu na tarde do  dia , 16/08/16, na capital capixaba, Vitória/ES, onde estava internado.  Staut tinha 83 anos e 54 de vida religiosa. Conhecido pelas ações sociais entrou para história política do município no ano 2000 ao ficar afrente de políticos tradicionais como Timóteo Brito e ganhar a corrida eleitoral de 2004  e  ser  reeleito em 2008.

 

Padre Apparecido Rodrigues Staut nasceu em 20 de julho de 1936 na cidade de Quatiguá, Paraná, e era formado em filosofia e teologia pela universidade de Frisburg na Suíça, onde morou por 4 anos.

Foi ordenado Padre no dia 15 de agosto de 1964 no mesmo ano mudou-se para Itália onde morou por três anos na cidade de Roma. Na Europa cursou e concluiu o curso e Ciência Sociais e Políticas na universidade São Tomás de Aquino e era formado em direito internacional.

 

Após regressar ao Brasil e passar uma temporada no norte do país, chega em Teixeira de Freitas em 1991  para assumir a função de reitor do seminário Divino Mestre, em seguida como o 1º pároco da paróquia São José Operário.

Na Paróquia desenvolveu um intenso trabalho com a construção dos prédios da sede da comunidade e um grande centro comunitário onde implantou um programa solidário para alimentação  diária de 700 crianças  e prestação de assistência as pessoas empobrecidas da comunidade.

 

Foi secretário de ação social do município durante os anos de 1998 e 1999 nesse período foi agraciado com o título de cidadão Teixeirense. Candidato a prefeito em 2000 conquistou 14.506 votos ficando em 2º lugar, mas à frente de políticos tradicionais da região. Durante a campanha o Jargão “O melhor é o Padre” alcançou grande popularidade.

 

Em 2002, como candidato a deputado federal, obteve a maior votação já alcançada por um político no Município até aquele momento ,18.205 votos, que não foram o suficiente para o eleger. Em 2004, lança sua segunda candidatura a prefeito sendo consagrado prefeito com 21,784 votos.

 

Na campanha de 2004 Apparecido Staut cooptou o sonho e o desejo do povo teixeirense,de ter as“ruas asfaltadas”,e fez disso,a bandeira de sua campanha. Com a promessa de comprar uma usina de asfalto e com uma campanha simples,orquestrada por voluntários, o Padre Aparecido, em 2005, tornou ­se o Prefeito Aparecido.

 

 Eleito prefeito, ele cumpriu a promessa de adquirir uma usina asfáltica e pavimentou algumas ruas da cidade. Favorecido pelo bom momento da economia nacional  fez um bom mandato, entretanto só ofuscado pela excentricidade é postura  irredutível.

 

Aparecido não era dado à publicidade e raramente respondia os ataques vindos de jornais e de rádios da cidade. Soube equilibrar os interesses e contribuiu com destaque para modernização da saúde no município.

 

Sem paixão partidária, o prefeito Apparecido soube dialogar com o Estado e conseguiu inaugurar a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da cidade,além de trazer outros serviços de saúde inéditos.   

 

No segundo mandato, 2009 – 2012,  Apparecido Staut  inaugurou escolas e inaugurou importantes obras como o laboratório municipal Nova Filosofia, iniciou a reforma do estádio municipal e a pavimentação da Avenida das Nações, que , não foi entregue como prescrevia o projeto, desgastando a imagem  de bom administrador do prefeito.  O padre não fez sucessor , mas seu nome  era cotado para as eleições deste ano,2016.

 

Após o anuncio da  morte o Prefeito João Bosco  declarou luto oficial por três dias no  município que não perdeu  apenas  “uma grande liderança política” mas também um cidadão exemplar. A perda deixa todos  os teixeirenses tristes e na certeza de que a passagem do Padre Apparecido Rodrigues Staut  por essa terra, Teixeira de Freitas, não foi em vão. Foi histórica.

 

One thought on “A trajetória de Aparecido Staut, Padre e ex- prefeito de Teixeira de Freitas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *