Por Daniel Rocha

O filme Batman – O retorno (EUA), lançado mundialmente em 1992, conquistou uma legião de fãs através da exibição do filme  e uma intensa ação promocional dos estúdios Warner Bros em parceria com o refrigerante Pepsi – Cola. A euforia em torno do filme marcou época na cidade de Teixeira de Freitas, Extremo sul da Bahia.

A possibilidade de ganhar brindes a partir da reunião de tampinhas dos refrigerantes estampados com desenhos relacionados aos personagens do longa,  motivou crianças de diversas comunidades a procurar pelas tampinhas em  lugares onde era consumido o refrigerante, a fim de retirar na recepção da distribuidora local de bebidas copos e pôsteres do mascarado.

Sem dinheiro para consumir refrigerantes na intensidade exigida pela promoção, algumas dessas crianças formaram grupos de busca de tampinhas  nos bares e trailers que circulavam a Praça principal, Praça da Prefeitura, com o objetivo de reunir a quantidade necessária para os brindes.

“Assim que juntava uma determinada quantidade eu e um grupo formado por mais quatro colegas partia em direção à antiga distribuidora “Líder”, mais conhecida como “Brahma” para encarar uma fila gigantesca e trocar as tampinhas por pôsteres do filme”.

Revelou José Cláudio, 35 anos, capixaba natural de Linhares, filho de madeireiro que chegou em Teixeira de Freitas na década de 1980 e retornou para o estado natal em 2002.

Ainda de acordo com o antigo morador, tal como outras crianças do bairro onde morava, meninos entre 10 e 12 anos, ele buscou e reuniu tampinhas para trocar por brindes e também teve oportunidade de ir ao cinema conferir o lançamento do filme que atraiu na estreia uma multidão de fãs ao Cine Brasil.

“Eu assisti na matinê, primeira sessão, só que o filme não agradou… Era muito artístico para época, logo o movimento foi caindo… Apesar da popularidade dos quadrinhos, filmes de heróis era coisa só para fãs do gênero ou leitores de revistinhas… Eu era fã por isso fui ao cinema com os meus amigos vizinhos e leitores como eu,” lembrou.

O filme estreou no dia 3 de julho de 1992, com 145 cópias em 50 cidades no Brasil, mas é bem provável que não exatamente nessa data em Teixeira de Freitas.

“Na região as fitas chegavam tempos depois do lançamento nas capitais”, informou o gerente do cinema Jovelino da Costa, o “Figão”.

Na época, em razão, em partes, da crise econômica e a perda gradual de público, o Cine Brasil, que também funcionava como teatro e casa de show, como a maioria das salas de cinema do interior, ameaçava encerrar as atividades a qualquer momento e complicar ainda mais o frágil panorama cultural da cidade.

Apesar de não haver dados e nem informações sobre o sucesso ou fracasso da exibição do filme na cidade de Teixeira de Freitas é fácil concluir que o longa do Mascarado mais conhecido do mundo não foi suficiente para impedir o fechamento do Cine Brasil em 1993.

Fontes: 

ROCHA. Daniel; OLIVEIRA. Danilo. Cinema – Contribuições no Processo de Formação da Sociedade de Teixeira de Freitas nos anos de 1960, 1970 e 1980. UNEB – Campus X, 2010, Teixeira de Freitas-BA.

O maior vilão de Batman é Tim Burton. O estado de São Paulo. Caderno 2. 03 de julho de 1992.

Fonte Oral: Conversa informal com José Claudio Nossa. Junho de 2016.

Imagem: Superherois-br.com

Daniel Rocha

Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

E-mail: tirabanha@tirabanha.com.br ou samuithi@hotmail.com

Contatos WhatsApp: (73) 998118769

Facebook

Veja também:

Filmes que marcaram época em Teixeira de Freitas: Titanic

As velhas novas práticas na Rua do Brega

A trajetória de Aparecido Staut, Padre e ex- prefeito de Teixeira de Freitas

Comidas típicas em Teixeira de Freitas – Farinha com Dendê

Compartilhar: